Cidadão

Educação entrega livro sobre a história do golfe para escolas municipais

A publicação conta o surgimento do esporte até a sua chegada em Londrina

A Secretaria Municipal de Educação (SME) irá realizar, nesta quinta-feira (13), às 10h, a doação de 174 exemplares do livro “História do Golf em Londrina”, do escritor e jornalista, Isnard Cordeiro, a todas as 87 escolas municipais da cidade. Na ocasião ocorrerá uma entrega simbólica da obra, com a presença apenas do autor do livro, da secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de alguns servidores da SME.

Como forma de evitar aglomerações, as obras serão fixadas nas pastas de correspondência de cada escola, para retirada, mediante agendamentos, dentro do prédio da Secretaria de Educação, na Rua Mar Vermelho, 35, Jardim Cláudia. Cada unidade terá direito a dois exemplares da obra.

A servidora Priscila Oliveira que integra o apoio pedagógico de Educação Física da SME, explicou a importância desta publicação para os estudantes. “Entendemos que toda a prática corporal é um produto da cultura. O golfe apesar de ainda não ser muito acessível, por conta do alto valor dos equipamentos, é um esporte interessante a ser estudado. No início do ano sugerimos a sua prática, através da nossa tabela de conteúdos da Secretaria de Educação. A obra, portanto, vai ser de grande relevância para o aprendizado dos alunos, pois se trata de uma fonte de pesquisa repleta de informações”, frisou.

Divulgação

De acordo com o autor da publicação, o livro traz uma abordagem da história do golfe, desde o surgimento do esporte na Europa, até a chegada ao Brasil e, posteriormente, ao Paraná e  Londrina. “Na obra eu apresento toda o contexto do surgimento do golfe e como ele se iniciou no município. Atualmente, a cidade possui um dos campos mais bonitos do Brasil, o Londrina Golfe. Além disto o texto perpassa por diversos torneios e participações de profissionais, que atuaram na cidade e marcaram história no esporte”, explicou Cordeiro.

“Vi no golfe um esporte em que os únicos oponentes são as adversidades da própria natureza, como as árvores, os lagos e o vento. Isto pode despertar na criança um interesse muito grande. Acredito que com o tempo esta atividade será massificada. No livro eu também ensino os termos técnicos do esporte e como jogá-lo”, disse o escritor.

A Escola Municipal Luiz Marques Castelo, do distrito Espírito Santo, é a única unidade de Londrina que possui um projeto para a implementação do golfe na grade de atividades curriculares. A iniciativa teve início em outubro de 2019 e contempla todos os 120 alunos do período vespertino da escola. A ideia é que após a pandemia sejam feitos buracos (greens), em uma área com gramado dentro da própria unidade, a fim de simular um campo de golfe.

Por se tratar de um esporte caro, a professora de Educação Física da escola e treinadora de golfe, Analise Teixeira do Santos, é quem fornece a maioria dos equipamentos para a aplicação do projeto. “O golfe é um esporte que trabalha o corpo por um todo. Nele os alunos desenvolvem atenção, coordenação, agilidade, controle de força e socialização. É um esporte que as crianças adoram. Não é algo barato e de fácil acesso, mas conseguir trazer isto para a escola é bem interessante”, afirmou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessora de projetos pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, através do número 3375-0113.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos