Destaques

Campanha Pé na Faixa conscientiza pedestres de Londrina

Os orientandos do Pé na Faixa desta vez são os pedestres

Objetivo é orientar os pedestres  a atravessar a Rua, respeitando a sinalização

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) está promovendo uma nova fase da campanha Pé na Faixa. O enfoque desta vez são os pedestres.

A nova fase da campanha está sendo realizada desde o início do mês. Neste período, a CMTU, em parceria com a Secretaria de Idoso, já reuniu cerca de 200 idosos em palestra e simulações de trânsito, para que todos aprendam a forma correta e segura de atravessar as ruas.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, a campanha Pé na Faixa foi bem absorvida pelos motoristas, mas os pedestres ainda não estão sabendo se portar no trânsito. “Muitos pedestres ainda atravessam fora da faixa, outros tentam ter preferência ao atravessar em área semaforizada e alguns ainda não sabem como sinalizar ao motorista, quando querem atravessar”, explicou.

Nesta nova fase da campanha, a CMTU está atuando em cruzamentos da cidade, para fazer a abordagem de conscientização junto aos pedestres. Hoje, por exemplo, as abordagens serão feitas na intersecção das ruas Professor João Cândido e Piauí.

Jesus ressaltou que esta nova fase de conscientização não tem data para ser concluída. “Tudo vai depender da mudança de hábitos dos pedestres”.

Como atravessar

É importante que os pedestres atravessem sempre na faixa. Em locais onde existam as placas do Pé na Faixa, o pedestre deve sinalizar com a mão a sua intenção de atravessar. Para garantir a segurança, não se deve circular no meio dos veículos e deve-se sempre aguardar na calçada, até ser visto pelo motorista, para iniciar a sua travessia. Em cruzamentos com semáforo, motoristas e pedestres devem respeitar a sinalização.

Para evitar colisões traseiras, é importante que o motorista, ao parar na faixa, sinalize aos motoristas que vêm atrás, acionando o pisca-alerta e acenando com o braço esquerdo para fora do veículo com movimentos para cima e para baixo. Se, ao abrir o sinal, o pedestre ainda não tenha concluído a travessia, o motorista deve esperar que a conclua.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos