Prefeitura inicia ação de fiscalização integrada
Agentes de seis órgãos municipais passam pela avenida Dez de Dezembro amanhã, para localizar diversos tipos de infrações às leis vigentes
A ação de fiscalização integrada da Prefeitura de Londrina, capitaneada pela Assessoria da Ordem Urbana e Rural, terá seu primeiro dia de atividades amanhã (18), a partir das 8h. Agentes da Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e das Secretarias Municipais de Fazenda, Obras e Pavimentação, Ambiente (Sema) e Saúde atuarão na avenida Dez de Dezembro.
Conforme explicou o assessor da Ordem Urbana e Rural de Londrina, Wanderley Batista, os fiscais serão divididos em dois grupos. Cada equipe inicia os trabalhos por uma das extremidades da avenida, para realizar a operação em toda a extensão da Dez de Dezembro.
O assessor pontuou que “toda sorte de possíveis infrações” será fiscalizada, em ação que engloba irregularidades no trânsito, nas calçadas (incluindo questões de acessibilidade), em imóveis, bueiros, em estabelecimentos comerciais e residências, com relação às normas da vigilância sanitária, à localização de possíveis focos do mosquito da dengue, entre outras.
Também, participam da empreitada, membros do Instituto Ecometrópole que, segundo Wanderley Batista, ajudam a Sema verificar questões relacionadas ao meio ambiente, fazem anotações e dão sugestões de melhorias em algumas situações.
“Quando um agente faz o trabalho de fiscalização sozinho, muitas vezes, encontra vários tipos de delitos não relacionados com sua área e, portanto, não pode fazer nada a respeito. Com todos juntos, dá para fazer um trabalho completo, com um levantamento total de cada região”, avaliou o assessor.
Batista reiterou que a intervenção não será somente com relação aos serviços particulares, mas também envolve os procedimentos do próprio poder público e, em especial, da administração municipal. “É o momento ideal de localizar possíveis pontos onde a administração precise melhorar”, afirmou.
Na próxima semana, será feita uma reunião para avaliar os resultados da primeira ação de fiscalização integrada. Após a mensuração do grau de eficácia da iniciativa, será definido um plano de ação para os próximos locais a serem visitados pelos agentes. De acordo com o assessor da Ordem Urbana e Rural, a previsão é que os trabalhos sejam realizados duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras.




