Cidade

Prefeito recebe congratulações por resultados no Ideb

Ofício encaminhado pelo deputado Teruo Kato, em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, parabeniza Barbosa Neto por ações

O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, receberam, na última semana, ofício da Assembleia Legislativa do Paraná, datado de 14 de julho deste ano, em nome do deputado Teruo Kato (PMDB) e rubricada pelo Primeiro Secretário, Alexandre Curi, com votos de congratulações pelos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em vigor desde 2005, o Ideb é um método usado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para avaliar a qualidade do ensino público brasileiro, bem como o desempenho e a evolução dos estudantes de escolas públicas federais, estaduais e municipais.

As láureas foram enviadas pois, na avaliação divulgada pelo ministério no início do último mês, referente ao ano de 2009, o ensino público fundamental do primeiro ao quinto ano (antigo ensino de primeira à quarta série) de Londrina conseguiu uma significativa melhora no índice, de 5,4 para 5,7. A média londrinense ficou três décimos acima da paranaense (5,4), seis décimos acima da média da região sul do país (5,1) e 1,1 ponto acima do índice nacional, que foi de 4,6.

Com o resultado, Londrina não apenas superou com folgas a meta estipulada pelo MEC para este ano, que era a média 5, como já atingiu o índice estipulado para 2013. Das 76 instituições de primeiro ao quinto ano (os chamados Anos Iniciais) da Rede Municipal de Ensino avaliadas, 68 atingiram ou superaram as metas estabelecidas para cada unidade, o que representa quase 90% do total.

A Escola Municipal Norman Prochet, localizada no jardim Santa Rosa, região sul da cidade, atingiu o maior índice de todo o município, com 7,5. Para a diretora da instituição, Silvia Regina Facco, a obtenção do maior índice é consequência de um projeto diferenciado de integração entre professores, estudantes, pais e comunidade. “Os professores e os alunos devem ser motivados constantemente. Além disso, deve haver empatia entre as duas partes, pois, com afeto, tudo fica mais fácil”, avaliou.

Silvia Regina citou, como exemplo de ação integrativa, os encontros realizados aos sábados, para os quais, pais e alunos são convidados a visitar as dependências da escola e usufruir do espaço para confraternização. Apresentações de teatros, acantonamentos, festas e outros eventos, todos sem finalidade de arrecadação, são outras iniciativas da unidade para estreitar as relações.

Outro destaque foi a unidade Moacyr Camargo Martins, que fica no conjunto Parigot de Souza I, região norte, com a segunda melhor avaliada, também, acima da casa dos sete pontos, tendo o desempenho cotado em 7,2. Já a escola Neman Sahyun, do conjunto Ruy Virmond Carnascialli, igualmente situada na parte norte da cidade, foi a que teve maior evolução no desempenho.

Em 2007, a instituição obteve nota 4,9, apenas um décimo acima da meta do Ministério da Educação. Na avaliação de 2009, divulgada em julho deste ano, o índice cresceu quase dois pontos, indo a 6,8, quando o MEC estabelecia média de 5,1. Com o resultado, a Neman Sahyun já superou os números previstos para 2021. Tal resultado motivou uma visita especial do prefeito Barbosa Neto à unidade na última sexta-feira (13).

“Onde você encontra escolas que contam com a participação da comunidade, os resultados positivos são obtidos de maneira mais fácil. Afinal, a escola não caminha sozinha”, observou a secretária municipal de Educação, Karin Sabec. A secretária destacou que ações como a implantação da educação em tempo integral e comprometimento de diretores, supervisores e professores serão de suma importância para uma melhora ainda maior nos índices do Ideb para 2011

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos