Consemma convida entidades ambientalistas para a gestão de 2020-2021
Objetivo é preencher uma vaga titular em aberto no segmento de ONG’s Ambientalistas; interessados devem enviar documentos até o dia 18 de setembro

Como forma de ampliar o quadro de componentes da atual gestão, referente ao biênio 2020-2021, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) está com processo aberto para receber um representante de entidades ambientalistas. A ideia é suprir a única vacância de posição titular existente hoje para este segmento, ampliando o quadro de membros para fortalecer as ações do órgão. O convite foi feito via Jornal Oficial do Município, edição nº 4.150, publicado na última quinta-feira (3).
Para participar da seleção, os interessados precisam encaminhar a documentação solicitada até o dia 18 de setembro de 2020, com envio para o e-mail consemma@londrina.pr.gov.br . Também será obrigatório o comparecimento na Reunião Plenária do Consemma, cuja finalidade será a deliberação da composição dos conselheiros, em encontro marcado para o dia 28 de setembro, às 16h, por meio da plataforma virtual Google Meet. A medida visa cumprir as precauções de segurança relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
Segundo a presidente do Consemma, Renata Calheiros Zarelli, como a vaga para titular é única, remanescente da gestão anterior, se houver a inscrição de apenas um representante de ONG, este irá preencher a vacância automaticamente, caso cumpra os requisitos necessários e seja aprovado pelos conselheiros efetivos. “Já se forem mais entidades participantes, deverá ser votado um representante para a vaga de titular e os demais ingressarão como suplentes, seguindo o modelo que já ocorre para o preenchimento de vagas no conselho”, detalhou.
Recentemente, no final de agosto, o órgão já havia feito processo para complementar vagas neste segmento e também para Instituições de Pesquisa e Ensino Superior, que obteve o preenchimento. Atualmente, o Consemma é formado por 43 membros, entre titulares e suplentes. O quadro do órgão é de 15 vagas titulares para o setor público, entre Municipal, Estadual e Federal; e 15 vagas titulares para o segmento civil, divididos em Associações Civis, Comunitárias e Organizações de Trabalhadores; Setor Produtivo; ONG’s Ambientalistas; Instituições de Pesquisa e Ensino Superior; Conselhos de Classe e Associações Profissionais.
Consemma – Criado pela Lei Municipal nº 4.806/1991, é um órgão colegiado, permanente e autônomo, com função deliberativa, normativa, consultiva, fiscalizatória e informativa, que tem como objetivo básico a implantação, o acompanhamento e a avaliação da Política Municipal do Meio Ambiente, em conformidade com o disposto em seu Regimento Interno e da Resolução nº 39/2019, que regulamenta a X Conferência Municipal do Meio Ambiente.