Cidadão

Secretaria lança concurso sobre segurança do idoso

Em parceria com a TCGL,a  Secretaria do Idoso vai desenvolver ação de prevenção com 800 idosos de 22 grupos de convivência

A Secretaria Municipal do Idoso e a empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) lançam hoje (27), às 14h, no Centro de Convivência de Idosos da região oeste, o concurso “Segurança do Idoso no Transporte Coletivo”, cujo objetivo é elaborar ideias de prevenção contra acidentes comuns nos ônibus. A ação, dividida em três etapas, será desenvolvida com 800 idosos dos 22 grupos de convivência monitorados pela secretaria.

Para a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, um dos pontos interessantes do concurso é que os próprios idosos serão protagonistas. “O objetivo principal é gerar consciência por parte das pessoas sobre a necessidade de olhar com mais atenção o idoso, principalmente no acesso ao transporte coletivo”, afirmou.

De acordo com a gerente de Articulação Comunitária da Secretaria do Idoso, Ana Karina Barbosa, três questões incomodam o público da terceira idade. “Eles reclamam da sinalização para que o ônibus pare no lugar certo, a situação de embarque e desembarque e a relação do idoso com o motorista e cobrador”, disse.

Segundo a gerente, o critério de escolha da comissão julgadora, formada por profissionais ligados ao trânsito, para a avaliação do projeto vencedor atende aos seguintes requisitos: aplicabilidade, criatividade e os benefícios oferecidos ao público-alvo do concurso.

Dados do Departamento de Trânsito (DETRAN) do Paraná apontam que, em 2009, 160 idosos acima de 60 anos acabaram se ferindo em acidentes no trânsito de Londrina, sendo que 64 foram vítimas de atropelamento. De janeiro a julho de 2010, 34 dos 74 idosos que se acidentaram também foram atropelados.

Programação

Até a próxima quinta-feira (2), motoristas da TCGL e técnicos da Secretaria do Idoso visitam os grupos para explicar as regras, o cronograma e todos os dados importantes para participar do concurso.

Já na segunda etapa, realizada de 20 a 28 de setembro, os idosos devem colocar no papel suas ideias e entregar para a avaliação de uma comissão julgadora, formada por três funcionários da Grande Londrina; dois da Secretaria do Idoso, um membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), um da Escola Educativa de Trânsito, dois membros da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e dois do Conselho de Trânsito.

Por fim, o resultado final será divulgado no dia 1º de outubro, durante a solenidade de abertura do Mês do Idoso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos