Arco Leste: trecho 3 terá detonação de rocha próximo à Estrada do Limoeiro
Moradores vizinhos ao local estão sendo orientados sobre os cuidados necessários; haverá sinalização e bloqueios de trânsito no entorno da área de risco

Na próxima terça-feira (22), às 16h, a Prefeitura de Londrina realizará uma operação integrada para promover a detonação de uma rocha, localizada nas proximidades da cabeceira de pista do Aeroporto Governador José Richa, na região leste da cidade. A área onde ocorrerá a explosão fica em um terreno entre a Estrada do Limoeiro e a avenida Robert Koch, onde está sendo construído um novo trajeto que interligará estas duas vias. Os trabalhos compõem as obras do Trecho 3 do Arco Leste, sendo que a eliminação da rocha permitirá a continuidade da execução das redes de galerias pluviais e pavimentação da nova passagem. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).

De acordo com o secretário de Obras, João Verçosa, todas as medidas de segurança e precauções estão sendo tomadas para que os procedimentos sejam feitos com eficácia e sem riscos à população. “A detonação foi devidamente autorizada pelo Exército Brasileiro e Força Aérea. Ficou delimitado um raio de risco de 500 metros a partir do centro do local onde se encontra a rocha. Os moradores estão sendo previamente orientados em um trabalho que será feito até o dia da operação. Trata-se de uma intervenção importante para a continuidade do Trecho 3 do Arco Leste, que precisou ter obras paralisadas, momentaneamente, até que haja a desobstrução do local da rocha, em extensão de cerca de 80 a 100 metros. Isso permitirá a sequência do novo trecho que está sendo criado”, detalhou.
No dia da detonação, moradores do entorno e motoristas deverão seguir as orientações que estão sendo repassadas e ficar atentos às interdições que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizará, inicialmente, em sete diferentes pontos daquela região, que contará com a devida sinalização e organização do tráfego. A previsão é que as interrupções sejam feitas a partir das 15h40, 20 minutos antes do horário da explosão, até as 16h10. Equipes de segurança da Guarda Municipal (GM) atuarão com viaturas e agentes em diferentes pontos, fazendo a segurança, auxiliando no trânsito e acompanhando todos os procedimentos.
O gerente operacional de trânsito da CMTU, Laércio Voloch, informou que os bloqueios poderão durar mais tempo, conforme o andamento dos procedimentos e possíveis intercorrências. “A liberação oficial será feita somente após todos os locais estarem totalmente seguros de riscos. No dia da operação, haverá equipes da CMTU e da GM atuando nos locais e prestando as orientações necessárias”, disse.
Serão instalados bloqueios para veículos e pedestres na Estrada do Limoeiro com a Estrada dos Periquitos; mais à frente, no ponto próximo ao antigo aterro da Estrada do Limoeiro; no final da avenida Robert Koch; na Rua Adhemar Pagliarini, perto dos residenciais e fundo de vale; na rua Herculano de Araújo Castro Jr.; na rua Nelson de Godói Pereira; além da rua Carlos Merbach. O ponto de segurança definido será na avenida Robert Koch, esquina com a rua Harue Tanaka, no sentido centro.
No dia da operação, uma sirene de alerta será acionada, 15 minutos antes da detonação, e uma segunda sirene soará após a vistoria dos técnicos, para avisar os moradores de que poderão retornar com segurança para suas residências.
Prevenção – Por se tratar de uma ação de grande impacto e complexidade, a força-tarefa da Prefeitura envolve trabalhos de prevenção, já em andamento, para orientar os moradores que moram próximo à área de risco da explosão. Dessa forma, quem residir em imóveis localizados em um raio de 500 metros (ver imagem), a partir do centro do local de detonação da rocha, deverá sair de casa, e retornar apenas após as liberações das faixas de segurança. Os moradores que tiverem casa com laje poderão permanecer nela, mas sempre procurando ficar longe de janelas e portas, devido ao risco de detritos espalhados pela explosão.
No entanto, mesmo para estes casos específicos, a recomendação da Defesa Civil é que essas pessoas procurem, se possível, estar nos limites de segurança estabelecidos. Da mesma forma, é recomendado reforço aos cuidados com animais domésticos e outros, de propriedades rurais, para que permaneçam em locais fora de perigo.
Para fazer a prevenção, a Defesa Civil, em parceria com a empresa contratada para realizar a explosão, está comunicando a população com avisos gravados em carros de som, bem como indo diretamente a imóveis e chácaras que estão mais perto da área onde a ação ocorrerá. A divulgação também está sendo intensificada junto aos veículos de comunicação da cidade. A Defesa Civil ainda dará o suporte necessário na terça-feira (22), dia da operação.
Ao todo, serão utilizados 1.200 quilos de explosivos para detonar a rocha, que receberá perfurações em sua extensão, a fim de evitar a dispersão de detritos durante a ação. A empresa terceirizada Kapa Construções Eireli EPP, responsável pelas obras do Trecho 3 do Arco Leste, contratou uma empresa especializada em detonações e licenciada pelo Exército Brasileiro, a Pró-Desmonte Comercial Ltda, de Curitiba (PR).

Trecho 3 – O investimento total da Prefeitura para a realização das obras é de R$ 10,5 milhões no Trecho 3 do Arco Leste. A obra está cerca de 40% executada. No momento, está sendo feita a pavimentação na avenida José Ventura Pinto, que leva até o final da avenida Salgado Filho. A partir deste ponto, no trajeto até o começo da Estrada do Limoeiro, será construída a nova passagem que fará a interligação com a avenida Robert Koch. Após a detonação da rocha, será dada sequência às galerias pluviais e, posteriormente, terá início a pavimentação do novo trecho.