Primavera dos Museus realiza dois eventos nesta quarta-feira
A ação visa discutir o Projeto Educação Patrimonial e a mudança que a internet trouxe para o mundo da leitura

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Museu de Arte de Londrina, irá promover, nesta quarta-feira (23), mais dois eventos virtuais referentes à Primavera dos Museus. Ambos são gratuitos e acontecem através da plataforma Google Meet. Clique aqui para realizar a inscrição.
A primeira ação ocorre das 15h às 16h e se trata de uma palestra com o professor da Unifil, doutor Leandro Henrique Magalhães. Na oportunidade será apresentado o tema “Projeto Educação Patrimonial e os Museus de Londrina”, destacando o Roteiro dos Museus, criado em 2013.
De acordo com a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luisa Fontenelle, o debate é uma forma de garantir acesso do público à cultura. “Estamos pensando em novas formas de atender o público. É importante discutirmos de que maneira podemos proporcionar, à população, acesso aos espaços museológicos e seus acervos, neste período de pandemia. A contribuição destas discussões vem neste sentido”, afirmou.

Após a palestra, um bate-papo sobre “O Mundo Digital: Museus em Transformação” está marcado para às 17h. Além de Magalhães, participarão também gestores de museus de Londrina e região. “No bate-papo os participantes vão debater o tema proposto pela Primavera dos Museus. Gestores do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, Museu de Arte de Londrina, Museus Histórico e de Artes de Ibiporã, Museu Municipal de Rolândia e Museu Histórico de Cambé vão explicar como está o funcionamento de suas instituições, em tempos de isolamento social”, frisou Fontenelle.

Sobre a iniciativa – A Primavera dos Museus é um evento de âmbito nacional, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A ação ocorre em vários Estados e cidades do país. Em Londrina e região, porém, a SMC é quem viabiliza a iniciativa, junto ao Museu Histórico Padre Carlos Weiss (UEL), participação dos Museus Histórico e de Artes de Ibiporã; Museu Histórico de Cambé; Museu Municipal de Rolândia Cambé e apoio da UNIFIL e do Parque Escola Bico Amarelo.
O projeto está em sua 14ª edição. Interessados em conferir a programação da SMC, para a iniciativa, podem acessar este link. A presença em cada uma das atividades gera um certificado aos participantes.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luisa Fontenelle, através do telefone 3371-6606 ou 3371-6607.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com