Cidade

Viveiro Municipal começa paisagismo de 11ª Academia

Além do plantio de grama e flores no local, o órgão aplica acelerador de decomposição para amenizar o mau cheiro no Bosque

O Viveiro Municipal, vinculado à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, fará o serviço de paisagismo na 11ª Academia ao Ar Livre, no jardim Monte Cristo. Mais de 400m² no entorno dos aparelhos receberão grama, árvores e flores, assim como as outras dez academias já instaladas.

Oito funcionários do órgão trabalharão de três a quatro dias para terminar o trabalho, que já está sendo iniciado com o preparo das mudas de grama esmeralda. A previsão é de que o plantio comece amanhã (dia 1º), quando as placas de mudas estarão prontas para serem replantadas ao redor da academia.

Além deste trabalho, o Viveiro também aplicará pela sétima vez o acelerador de decomposição Embiotic, no Bosque Marechal Cândido Rondon, na região central de Londrina. A função do produto é diminuir o odor exalado pelas fezes de pombos, acelerando a atividade das bactérias que decompõem os excrementos. É esperado que até a oitava aplicação o problema seja resolvido.

Conforme o coordenador do Viveiro, Paulo Roberto Guilherme, os resultados no Bosque têm sido positivos. “O que nós percebemos é que realmente diminuiu o cheiro. Se o tempo estivesse úmido seria mais fácil do produto agir, o que nos leva a talvez esperar a chuva para a próxima aplicação”, explicou o coordenador.

Esta semana ainda serão feitos os serviços de irrigação nos canteiros do Calçadão, jardinagem na sede da Secretaria de Educação na avenida Bandeirantes e conclusão do plantio de 35 mudas de árvores no estacionamento para funcionários da Prefeitura, assim como a retirada da placa asfáltica e colocação de gramado no local.

Mata ciliar

O Viveiro Municipal distribui mudas de espécies nativas aos agricultores locais para que estes conservem e recuperem a mata ciliar em sua propriedade. Até o final desta semana cerca de 5 mil mudas serão entregues aos lavradores cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e outras 3 mil estão sendo semeadas no Viveiro para serem distribuídas posteriormente.

O coordenador do Viveiro, Paulo Roberto Guilherme, orgulha-se em dizer que os próprios agricultores procuram o órgão para receber as plantas. “A maioria está sensibilizada, eles querem plantar e fazer a sua parte. Estão cada vez mais conscientes e sabem da importância da preservação da água”, desacou o coordenador.  
(Londrina, 31 de agosto de 2010)

Mais informações com o coordenador do Viveiro Municipal, Paulo Roberto Guilherme, pelos telefones 3341-8128 ou 9945-8998.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos