Cultura lança nova programação da agenda Virada Cultural
A iniciativa busca gerar opções de entretenimento cultural em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) lançou, ontem (23), a nova edição da agenda Virada Cultural. A programação é integralmente on-line e ficará disponível até o dia 30. O material completo pode ser acessado pelo site http://www.londrina.pr.gov.br/plataforma-londrina-cultura. Quem preferir poderá receber por e-mail, basta telefonar para (43) 3371-6606 ou enviar um pedido para acaocultural@londrina.pr.gov.br.

A iniciativa busca gerar opções de entretenimento cultural em tempos de isolamento social por conta do novo conoravírus. Haverá podcast, acervos on-line, espetáculo, bate- papo, tour virtual, curso de desenho, contação de histórias e cadastramento de pessoa física para a renda emergencial da lei Aldir Blanc.
Oportunidades- A Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná prorrogou o cadastramento de pessoa física para o requerimento da renda emergencial da Lei Aldir Blanc. Poderão participar os trabalhadores da área cultural.
Para ter acesso aos outros benefícios da Lei Aldir Blanc é necessário o cadastro na Plataforma Londrina Cultura. Ressaltando que o cadastramento não garante o recebimento de recursos, mas que, é necessário estar cadastrado para ter acesso aos editais de fomento.
Ainda em “oportunidades” estão sendo oferecidos cursos na modalidade EAD sobre acessibilidade em museus, documentação e conservação preventiva de acervos museológicos, entre outros. Além de cursos na área do audiovisual.
Lazer- A atriz Ana Karina Barbieri, traz o espetáculo “Na Gaveta de Baixo”. A apresentação centra-se no aspecto feminino do trabalho de atriz em relação a duas outras fontes de arte e feminilidade: a obra “Água Viva”, de Clarice Lispector e a “Dança Moderna” de Martha Graham.
Os amantes de arte poderão se divertir com o “Tour pelos Museus”. Estão disponíveis as coletâneas artísticas Coleção Cavaleira, A decadência do Café (parte 1, 2 e 3), Coleção Rede ferroviária, José Juliani, Armínio Kaiser, Família Brugin, Kikuijo Ibionomoto, Peter W. Westcot, Rudolfo Doss e Gladx Lessa, Louças do século XV e Coleção de Rádios.
Infantil- A criançada poderá se divertir com o curso on-line e gratuito “Criando Mundos”. O animador e ilustrador, Kanton faz aulas que estimulam a criançada a colocar paixão e emoção nos desenhos, para isto usarão cores e formas, além de ensinar como enriquecer os personagens com diferentes expressões.
Há ainda as aventuras do canal da Vovó Fofuxa. A professora, artista e contadora de história, Eloiza Torres traz contos e receitas de forma lúdicas em seus vídeos. As histórias vão das clássicas até as de Geografia e nesta semana as narrações serão “Vovó Fofuxa ensina a fazer um jardim com técnica de pintura usando plástico bolha” e “Historinha da florzinha”.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, pelo 3371-6600 ou 99947-7006.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.com