Carros em frente a postes prejudicam manutenção na iluminação pública
Volta e meia técnicos da Sercomtel Iluminação se deparam com situações que atrasam os serviços

Deixar veículos estacionados na frente dos postes de iluminação pública prejudica os serviços de manutenção, remoção de luminárias antigas e até de implantação de LED. Em Londrina, as equipes operacionais da Sercomtel Iluminação muitas vezes encontram assim, o que as forçam a “pular” o ponto e seguir adiante para cumprir a sequência dos serviços.
“Não fazemos nada em cima de carro. Quando isso acontece voltamos depois [ao local] pra ver se o veículo saiu. A gente chega a avisar os moradores, mas se não sair fica sem trocar até termos acesso ao ponto”, explica o gerente de Operações da empresa, Helder Cavalcante de Oliveira. “Enquanto não sair não podemos subir nos postes, até por questão de segurança”, completou.
Oliveira lembra também os casos de caçambas igualmente posicionadas bem debaixo das luminárias. “É a mesma situação, com obstáculo não dá para fazer o serviço”, frisou.
Existem também casos em que o poste encontra-se com algum problema que precisa ser resolvido antes pela Copel. São casos que envolvem inclusive a rede de energia. “Só depois podemos subir para fazer manutenção ou trocar as luminárias por LED”, emenda o gerente de Operações.
Para fazer a manutenção e a modernização dos pontos de iluminação pública a Sercomtel Iluminação utiliza caminhões especiais equipados com cesto aéreo apropriado para içar os eletricistas até o alto dos postes, por isso a Gerência de Operações da empresa pede a compreensão e cooperação da comunidade nestas ocasiões.