Educação participa da 8ª edição do Londrina Matsuri
Alunos de três escolas municipais concorrem a 3º Mostra Ambiental, apresentando projetos de preservação ambiental; evento começa amanhã na cidade
Alunos de 1ª a 4ª série das Escolas Municipais Carlos Kraemer, Pedro Vergara Corrêa e Zumbi dos Palmares representam a Secretaria Municipal de Educação, a partir deste sábado (4), na 8ª edição do Londrina Matsuri – Festival da Primavera 2010, que vai até o dia 7 de setembro no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Toda a população local poderá conferir e prestigiar as atrações da cultura japonesa.
De acordo com a assessora de projetos da Secretaria de Educação, Eva Okawati, os estudantes irão apresentar projetos ambientais desenvolvidos nas próprias escolas. “Trata-se da 3ª Mostra Ambiental, evento que premia trabalhos de instituições estaduais. Eles irão concorrer a produtos eletrônicos, como máquinas fotográficas, DVD´s e uma impressora multifuncional”, afirmou.
A assessora avaliou que os ensinamentos repassados sobre a preservação ambiental não se limitam apenas a sala de aula. “A criança que aprende como jogar o lixo correto e a não prejudicar o meio ambiente acaba levando esse conhecimento para a sua casa”, disse Eva Okawati.
Todos os alunos basearam seus trabalhos em projetos de pesquisa e montagem de esquetes sobre diversos temas ligados ao meio ambiente. A Escola Municipal Zumbi dos Palmares participa com a apresentação “Agentes Ambientais Mirins”. Estudantes do Carlos Kraemer inscreveram-se em três segmentos: “Plantas Medicinais”, “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” e “Compostagem: uma alternativa para o lixo orgânico”. Por fim, a instituição Pedro Vergara Corrêa apresenta o tema “Ética Ambiental e Cidadania”.
A Prefeitura de Londrina também marca presença no Londrina Matsuri com outras secretarias. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) terá um estande para distribuir folders explicativos sobre as ações desenvolvidas, como os projetos “Visitando o Parque” e “Rio Da Minha Rua”, além do ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) trabalha na coleta seletiva e orgânica do evento, além de enviar agentes para controle de trânsito em todos os dias. O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) também oferece apoio, na logística de divulgação do evento.
O Matsuri estará aberto das 10h às 23h nos dias 4, 5 e 7; e das 16h às 23h no dia 6. A entrada custa R$ 2. Ingressos antecipados na rede de Farmácias Drogamais, e meia entrada para estudantes, aposentados e idosos por R$ 1. Além da prefeitura, o evento também é patrocinado oficialmente pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Real, Bradesco, Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Irmandade da Santa Casa, Sercomtel, Unimed Londrina, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Midiograf, Itaipu Binacional, Polícias Civil e Militar e Governo do Paraná.




