Economia Solidária vende produtos orgânicos aos sábados
A Sacolas Camponesas, empreendimento realizado exclusivamente por mulheres, conta com o espaço do ECOSOL para vender seus produtos sem agrotóxico

O Centro Público de Economia Solidária (ECOSOL) está vendendo hortifrútis sem agrotóxicos, por meio da Sacolas Camponesas, empreendimento coordenado por mulheres que cuidam desde a produção dos produtos orgânicos até a venda final. A entrega das compras será realizada todos os sábados, das 11h às 13h, na própria sede do Centro, localizada na rua Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a Avenida JK.

Vale ressaltar que os pedidos que serão entregues neste sábado (17) já foram encerrados. A partir de segunda-feira (19), novos pedidos podem ser feitos até a próxima sexta-feira (23) , às 10 horas. São disponibilizados três kits, no valor de R$ 32,00 cada. Entre os produtos estão cebolinha, mandioca, batata doce roxa, manjericão, salsinha, tomate cereja e outros.
Segundo a vendedora Valéria Oliveira dos Santos, uma das responsáveis pelo setor de finanças da Sacolas Camponesas, os produtos das sacolas variam de acordo com a demanda do que as camponesas produziram. “As opções de itens dos kits mudam toda a semana. A escolha dos produtos para integrar as sacolas ocorre de acordo com o que as camponesas têm, podendo ser alface, almeirão, rúcula, salsinha e outros”, disse.
Como encomendar – Santos explicou ainda que o contato pode ser feito por meio do WhatsApp, informando qual sacola deseja e, posteriormente, qual será o formato de pagamento. “O cliente entra em contato pelo nosso WhatsApp e faz o pedido de qual kit ele quer. O pagamento pode ser em dinheiro, no momento de buscar a sacola, ou antes, através do depósito ou transferência bancária”, explicou.
É importante que, na hora da entrega, os clientes levem sua sacola retornável para retirar os produtos. Os telefones disponíveis para realizar o pedido são: (43) 9 9948-9195 – Valeria; (43) 9 9941-6828 – Ivanete e (43) 9 9992-0321 – Vera.
A vendedora contou, ainda, que foi durante a pandemia que surgiu a parceria com o Programa Municipal de Economia Solidária, que visa gerar renda aos empreendedores que participam do programa. “Com a pandemia, acabamos ficando sem um lugar para entregar os produtos. E, agora, contamos com dois pontos. No sábado, é no endereço do Centro Público de Economia Solidária, decorrente dessa parceria. O outro ponto é no Terrara Alimentos, que fica na Rua Goiás, também no Centro”, completou.
ECOSOL – O Programa Municipal de Economia Solidária foi implantado em 2005, criado pela Lei Municipal n° 10.523 de 28 de agosto de 2008 e regulamentado pelo Decreto n°1.052 de 23 de dezembro de 2008.
O programa constitui-se como uma ação intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com outros órgãos. O objetivo é fomentar a economia de empreendimentos locais, através da solidariedade, autogestão e cooperação.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a vendedora da Sacolas Camponesas, Valéria Oliveira dos Santos, número (43) 9 9948-9195.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com.