CMDI começa a receber propostas para o Banco de Projetos do Fundo do Idoso
Envelopes deverão ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do CMDI; apenas nesta sexta-feira (30) não haverá atendimento

Tem início nesta quinta-feira (29), e vai até o dia 6 de novembro, o prazo de entrega das propostas para processo de seleção do inédito Banco de Projetos do Fundo Municipal do Idoso (FMDI). Nesse período, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) receberá envelopes e materiais digitais contendo as propostas técnicas para avaliação em fase posterior. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e órgãos públicos de Londrina, interessados em captar recursos oriundos de doações de parte do Imposto de Renda (IR) por pessoas físicas e empresas, que serão aplicados em projetos voltados a pessoas acima de 60 anos.
As entregas dos envelopes com as propostas deverão ser feitas sempre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, diretamente na sede do CMDI, localizada na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes, região oeste. Excepcionalmente nesta sexta-feira (30), a sede do CMDI não estará aberta, devido ao feriado do Dia do Servidor Público transferido para este dia. Já os projetos em formato digital, também item obrigatório de inscrição, precisam ser enviados para o e-mail cmdi_londrina@yahoo.com.br , dentro da mesma faixa de horário. Caso prefiram, as entidades também podem encaminhar este material em um pen drive ou outro meio digital acessível.
O Edital de Chamamento 001/2020, que traz o regulamento completo da seleção, além das informações, prazos e documentações relacionados ao Banco de Projetos, pode ser acessado pela página www.londrina.pr.gov.br/doacoes-ao-fundo-do-idoso . O site também mostra quais são as formas de doação e como funciona o Fundo.
Há cerca de dez dias, o CMDI realizou uma reunião virtual aberta para as entidades interessadas. No encontro on-line, representantes do Conselho esclareceram dúvidas do público e mostraram como funcionam as etapas do Banco de Projetos, a fim de facilitar as inscrições.
Etapas – Após o encerramento da fase de entrega das propostas, o CMDI, enquanto órgão responsável pela gestão de recursos do Fundo do Idoso, iniciará o período de avaliação dos projetos, que irá ocorrer de 9 a 13 de novembro. Uma Comissão de Seleção será encarregadas de proceder as análises e os projetos aprovados receberão o Certificado de Autorização para Captação (CAC), que possibilitará, após a captação dos recursos, celebração de Termo de Fomento com o Município para o desenvolvimento das ações. A previsão do resultado preliminar é para o dia 16 de novembro.
Serão avaliadas propostas das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), registradas em conselhos municipais de políticas públicas, bem como de órgãos da administração pública direta e indireta, sediadas em Londrina.
Inédito – Com a implantação do Banco de Projetos, iniciativa inédita implementada pelo CMDI, agora as entidades e órgãos terão a oportunidade de tentar obter recursos junto às empresas, advindos de destinação do IR ao Fundo Municipal do Idoso. Anteriormente, as doações de pessoas físicas e jurídicas já eram recebidas pelo CMDI, mas direcionadas pelo próprio órgão às entidades conveniadas.
O objetivo é ampliar e democratizar mais as formas de doação destinadas a este Fundo, criando novas opções também aos contribuintes, que terão como escolher exatamente qual projeto deseja ajudar.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) pelo telefone (43) 3375-0283