Saúde da população negra é discutida em encontro
Proposta de evento que acontece na UEL é discutir a implementação de políticas públicas no município; Londrina coordena as atividades do setor na região sul
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e o Templo Ylê Axé Opo Omin realizam neste sábado (25), das 14h às 21h, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o II Encontro Municipal da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde da População Negra. O objetivo principal é discutir a implementação de políticas públicas nas ações desenvolvidas pela administração municipal.
Essa proposta, de acordo com a gestora de políticas públicas de promoção da igualdade racial, Maria de Fátima Beraldo, tem ganhado notoriedade na gestão do prefeito Barbosa Neto. “A isenção tributária aos templos religiosos de Londrina, incluindo as comunidades tradicionais de terreiro, representa um grande avanço nas medidas raciais igualitárias de uma cidade”, disse.
A gestora também citou o exemplo de Londrina coordenar as atividades da categoria na região Sul do Brasil. “Atualmente, estamos à frente do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), órgão que abrange as ações desenvolvidas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da intermediação no diálogo com o governo federal, função do órgão, Londrina ganha destaque no cenário nacional quanto às ações raciais”, avaliou.
Para a presidente do Templo Ylê Axé Opo Omin, Terezinha Pereira da Silva, mais conhecida como Mãe Omin, apesar do município apresentar grandes demandas na área, é necessário reconhecer os avanços conquistados. “O importante é conscientizar as pessoas sobre o assunto, quebrando qualquer tipo de barreira, assim como debater a melhoria na saúde da população negra, tema do evento”, afirmou.
Confira a programação completa:
14h – Abertura com autoridades presentes;
14h30 – Palestra “Saúde integral da mulher”, com a doutora Marta Carvalho;
15h30 – Palestra “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, com o doutor José Marmo;
16h30 – Apresentação cultural;
17h – Coffee Break
17h30 – Palestra “Controle Social na Saúde”, com Rosalina Batista;
18h30 – Palestra “Saúde no Terreiro”, com Iyá Cristina;
19h30 – Palestra “Mulheres Negras de Londrina”, com Iyá Mukumby;
20h – Carta de Londrina, solenidade onde serão apresentadas as demandas maiores do setor na cidade;
20h30 – Apresentação cultural da Associação de Ogans;
21h – Encerramento;
As pessoas que participarem de 70% da carga horária do II Encontro Municipal da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde da População Negra vão receber um certificado do evento.




