“7 pecados capitais” é tema da Guerra de Ilustrações
A batalha deste mês é na Vila Cultural Alma Brasil; projeto ganhou visibilidade após exposição no Museu de Arte de Londrina
A “batalha” de setembro do projeto Guerra de Ilustrações, realizada pelo escritório de design BRtipo, traz o tema “7 pecados capitais”. Ilustradores profissionais, amadores, e até mesmo quem não possui dotes para desenho, poderão apresentar seus trabalhos sobre o tema amanhã (25), a partir das 15h, na Vila Cultural Alma Brasil, que fica na rua Mar Del Plata, nº 93, Vila Brasil, região central.
Conforme explicou um dos organizadores da Guerra, Pablo Blanco, o evento é aberto a toda a população. Os trabalhos podem ser produzidos de maneira individual ou coletiva, com uso de qualquer técnica e suporte. O único critério é que as ilustrações devem ser bidimensionais.
Não é necessário inscrever as produções de maneira antecipada. Basta comparecer à Alma Brasil com o trabalho pronto. Nas batalhas da Guerra de Ilustrações, também não há vencedores. O objetivo principal é promover a confraternização e intercâmbio de experiência entre os ilustradores.
O projeto é executado desde outubro do ano passado. No início de cada mês, é delimitado um tema, sobre o qual são feitas as ilustrações, confrontadas em “batalhas” realizadas sempre no último sábado do mês. As produções divulgadas no site do projeto, www.guerradeilustracoes.com, são arquivadas para formar exposições anuais.
Às vésperas de completar um ano, o Guerra de Ilustrações ganhou maior visibilidade no último mês, quando a primeira exposição anual foi realizada no Museu de Arte de Londrina. “Tínhamos uma média de 20 produções por mês”, explicou Pablo Blanco. “Na última batalha, realizada no próprio museu, contabilizamos 42 ilustrações, feitas por pessoas de todas as idades”, relatou. O organizador destacou um trabalho produzido por uma criança de três anos, com participação de seu pai.
“Estamos com expectativa de manter um bom número de participantes para esta edição”, avaliou Blanco. O organizador pontuou que uma mini lanchonete, com venda de comidas e bebidas, será instalada no local. A Vila Cultural Alma Brasil recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).




