Cidade

Ministra londrinense participa de reunião da Amepar

Márcia Lopes, do Ministério do Desenvolvimento Social, falou aos prefeitos da região; carta aos candidatos ao governo foi finalizada e aprovada durante encontro

Represenantes de 22 municípios estiveram presentes no eventoA 9ª reunião ordinária da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) reuniu, na tarde de hoje (24), lideranças da região para discussão e aprovação de um documento que será entregue aos candidatos ao governo, com as reivindicações da associação. Participaram do encontro, os prefeitos ou representantes dos 22 municípios componentes da Amepar, além da secretária especial da região metropolitana de Londrina, Elza Correia, de secretários municipais e outras lideranças regionais.

O prefeito em exercício, José Joaquim Ribeiro, discursou em nome da cidade anfitriã, dando as boas-vindas aos representantes municipais. “É um privilégio receber os nossos vizinhos. Com certeza, a cada dia que passa, nós conversamos mais e afinamos nossas ideias sobre as políticas públicas. Essas políticas têm que deixar de acontecer em cada cidade isoladamente. A Amepar tem um papel fundamental para que isso aconteça”, enalteceu Ribeiro.

O presidente da Amepar e prefeito de Sabáudia, Almir Batista dos Santos, iniciou a reunião, apresentando um panorama, em dados, da microrregião. “Esse grupo de prefeitos hoje aqui reunidos representa uma região de mais de um milhão de habitantes. São mais de 700 mil eleitores, de 22 municípios, que têm um povo trabalhador, gerador de renda e de impostos. Somos destaque no Brasil e no mundo, porque somos o interior do Paraná, que, neste ano de 2010, vai produzir 32 milhões de toneladas de grãos, o produto que mata a fome de muita gente em muitos países”, ressaltou o presidente.

“Nós temos que ser valorizados, temos que ser vistos. Mas nós só passamos a ser vistos, quando nos unimos para debater ideias. Londrina tem fundamental importância na Amepar. Deste total de um milhão de habitantes, a cidade detém a metade, 500 mil pessoas. Por outro lado, os outros municípios também são importantes para Londrina, porque nós nos associamos, em 22 líderes escolhidos pela população, para ajudar a discutir assuntos importantes”, afirmou  Batista dos Santos.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, também esteve presente na reunião e falou sobre a importância do desenvolvimento microrregional e municipal, reafirmando a importância do trabalho da associação. “É preciso que haja uma interação entre os governos Federal, Estadual e Municipal, porque senão os esforços isolados serão desperdiçados. Também, é necessário que haja, de forma cada vez maior, uma preocupação em potencializar o desenvolvimento das regiões, considerando as suas vocações e suas especificidades”, comentou a ministra.

Márcia Lopes comentou, ainda, o destaque alcançado pelo Brasil na erradicação da fome e da miséria, que foi recentemente reconhecido pela Organização das Nações Unidas. “Durante toda a semana, foi realizada a cúpula dos Objetivos do Milênio, que integra as atividades da ONU, em Nova Iorque. O Brasil está em primeiro lugar no ranking de combate à fome. Eu participei de cinco mesas, falando sobre os temas dos Objetivos do Milênio, e fiz o discurso do presidente Lula no encerramento da cúpula”, contou Lopes.

“Os objetivos foram assumidos em 2000, com o prazo final de 2015, e o Brasil já cumpriu o primeiro deles, que é a erradicação da miséria e da extrema pobreza. O Brasil saiu de um índice de 26,6% para 4,6% da população nesta situação. Na verdade, são 20 milhões de pessoas que saíram da condição de extrema pobreza, 32 milhões que saíram da classe D para a classe C e, neste sentido, há o reconhecimento ao Brasil pelo trabalho que vem fazendo”, comemorou a ministra.

Os prefeitos também assistiram a uma palestra, ministrada pelo diretor tesoureiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Joel Kriger, que abordou a agenda parlamentar do órgão.

Carta aos candidatos

Na pauta da reunião da Amepar, o principal item a ser discutido era a carta que será entregue aos candidatos ao governo Federal, Estadual e à Assembleia Legislativa. O documento foi redigido por uma comissão, formada pelos prefeitos de Cambé, Pitangueiras, Lupionópolis e Ibiporã, e passou pela revisão final e aprovação  de todos durante a reunião em Londrina.

De acordo com o presidente da Amepar, o teor da carta é principalmente de garantir a presença dos municípios nas decisões de distribuição de recursos, principalmente na esfera estadual. O documento reivindica uma “reforma política e econômica, de forma que a redistribuição dos tributos seja justa e ágil”. Os prefeitos também defendem que o governo estadual deve contemplar as vocações regionais com programas de resultados.

Entre as questões emergenciais apontadas pelo documento, está a efetiva instalação da Região Metropolitana de Londrina; a necessidade urgente de investimento e benfeitorias nas rodovias da região, que são canais importantes de escoamento de safras e geração de riquezas; o apoio por parte do Estado aos municípios no desenvolvimento dos projetos de industrialização e maior atenção ao esporte, à educação e à saúde pública.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos