Demo Sul abre inscrições para oficinas e workshops
Além das atrações musicais, este ano, no aniversário de dez anos do festival, o evento disponibiliza ações formativas ao público londrinense
Ao completar dez edições, o festival Demo Sul oferece uma programação diferenciada ao público londrinense. Além das prévias que aconteceram no início de setembro, outra novidade deste ano são as atividades formativas que integram o cronograma do festival. De 17 a 22 de outubro, serão realizadas três oficinas, dois workshops e o já conhecido Simpósio de Música Independente.
De acordo com o idealizador do Demo Sul, Marcelo Domingues, estas atividades servem como um agente de profissionalização, porque trazem profissionais experientes e qualificados para conversar com o público londrinense. Conforme o idealizador, as ações executadas nos cursos vão desde técnicas de produção e a forma correta de utilizar os instrumentos, até debates teóricos, para reflexão.
Nas outras edições, o festival era realizado em um final de semana, com shows e palestras. Mas, em 2010, ganhou nove dias de atividades. “Neste ano, que estamos completando dez anos, queremos oferecer boa música com preço popular, trazendo informação à população através das oficinas e workshops, que são uma continuação das apresentações musicais”, comentou Domingues.
Além da promoção de música de qualidade aos frequentadores do evento, o Demo Sul também içou a carreira de várias bandas que tocaram no festival. “Já colhemos os frutos na cadeia de produção musical, com a transformação do mercado independente. O evento ajudou a projetar vários grupos que souberam usar o festival como vitrine e, agora, fazem turnês até internacionais”, destacou o idealizador.
Segundo ele, o festival elevou Londrina à referência nacional e internacional no quesito música independente, aquecendo vários setores econômicos. “Além da parte musical, trabalhamos com a logística da cidade, como bares, shoppings e hotéis, já que Londrina recebe muitas pessoas de fora para o evento”, completou o idealizador. Mais informações sobre o Demo Sul podem ser obtidas no site www.demosul.blogspot.com.
Programação
Oficina de produção de videoclipe
Dias 17, 18 e 19, das 14h às 17h
Os participantes produzirão um vídeo para a banda mais votada das prévias do Demo Sul, Locodillos, sob a coordenação de Bruno Gehring e Felipe Augusto, do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte). O objetivo é permitir que os alunos vivenciem todas as etapas da produção de um videoclipe, desde a escolha do repertório até a pós-produção.
Local: Vila Cultural Kinoarte, rua Paraíba, 331
Vagas: 25
Workshop de guitarra
Dias 18 e 19, das 18h30 às 21h
O músico e produtor Marco Tureta vai compartilhar noções básicas de guitarra-rock com quem participar de seu workshop. O workshop vai abordar as escalas mais utilizadas no rock, seus campos harmônicos e suas cadeias principais, além de técnicas instrumentais como bends, ligados, slides, oitavas e algumas aplicações práticas de clichês típicos do gênero.
Local: Auditório da Sonkey, rua Souza Naves, 9
Vagas: 50
Workshop de contrabaixo
Dias 18 e 19, das 18h30 às 21h
Ministrada pelo arranjador, compositor e pesquisador matogrossense, Ebinho Cardoso, autor do livro “Harmonia e Dicionário de Acordes para Baixo Elétrico”, que é resultado de anos de pesquisa sobre o baixo como instrumento harmônico.
Local: Auditório da Sonkey, rua Senador Souza Naves, 9
Vagas: 50
VI Simpósio de Música Independente
Dia 21, das 14h às 17h
Serão realizados debates sobre a situação da cena musical independente, mapeando suas carências e planejando estratégias para melhorias. Na discussão, estarão presentes o jornalista cultural, Alex Antunes, a professora de Comunicação Social da UEL, Márcia Buzalaf, e a gestora cultural, Carolina Tokuyo. No evento, também será lançado o Alona Card, que é uma espécie de moeda cultural. O objetivo é criar um esquema de permuta entre artistas, produtores, prestadores de serviço e consumidores de cultura.
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL), sala 656 do Departamento de Música e Teatro do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
Vagas: 80
Oficina de Produção Radiofônica
Dias 20, 21 e 22, das 14h às 17h
Discussão de temas como linguagem radiofônica e produção musical, alinhadas a conceitos e dinâmicas coletivas para a prática da arte e da comunicação independente. Produção de podcasts e transmissões ao vivo, sob a coordenação dos integrantes do Projeto Multimídia Independência ou Marte, Felipe Silve e Jovem Palerosi.
Local: Vila Cultural Alona, avenida Leste Oeste, 518
Vagas: 25
Oficina: dicas de produção e divulgação de bandas novas
Dia 22, das 14h às 17h
Análise de temas sobre criação de bandas e expectativas referentes a isso. O debate se propõe a ajudar cada músico a responder questões básicas, antes mesmo de começar a produzir. Serão dadas dicas práticas, com um passo a passo de produção musical independente na era da internet. Quem coordena é Rodrigo Lariú, que já desenvolveu este trabalho em outros festivais independentes do país.
Local: Sonkey, rua Senador Souza Naves, 9
Vagas: 30




