Mulher comemora sucesso da programação Maria da Penha
Debates com 300 alunos de Direito de duas instituições de ensino e enquetes aplicadas em vários pontos da cidade foram os destaques do evento
Entre os dias 19 e 25 de setembro, a Secretaria Municipal da Mulher promoveu uma série de eventos em comemoração aos quatro anos da promulgação da Lei Maria da Penha. O nome é uma homenagem a uma mulher que, após escapar da morte duas vezes dentro da sua própria casa, hoje vive em uma cadeira de rodas. Isso, porém, não a impediu de sair em busca de justiça a todas as brasileiras que sofrem agressões provocadas pelo próprio marido ou companheiro.
A repercussão da sua luta resultou na criação da Lei que leva seu nome, considerada uma das três melhores leis do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), com o objetivo principal de coibir a violência doméstica contra as mulheres.
Segundo a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, as metas traçadas incialmente pelo evento foram alcançadas. “Conseguimos discutir a importância da Lei através do círculo de diálogo com 300 futuros profissionais de direito de duas instituições de ensino superior de Londrina”, explicou. Ela afirmou que é fundamental que esses alunos reflitam e compreendam a importância que a lei tem para o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Dentre as ações realizadas, uma enquete aplicada em pontos diferentes da cidade avaliou o conhecimento dos londrinenses a respeito da Lei Maria da Penha e a credibilidade que os cidadãos têm sobre sua eficácia, além de como encorajar as mulheres a denunciar seus agressores.
A necessidade de ampliar as ações para divulgação da lei e do papel da Vara Especializada em Violência Doméstica contra a Mulher também foi avaliada. O resultado da enquete será em breve divulgado na página da Secretaria da Mulher na internet, no site da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br/mulher).
Por meio dos dados coletados na enquete, a secretaria fortalece suas ações para que a Lei seja realmente cumprida. ”Não podemos permitir que homens de nossa confiança, que dividem nosso lar, virem nossos agressores”, completou Sueli Galhardi.
“Maria da Penha é um exemplo para todas nós, mulheres, pois não desistiu de lutar apesar de suas limitações físicas, batalhando para que as condições de liberdade e de igualdade entre homens e mulheres sejam asseguradas”, destacou a secretária.
Foto: Luiz Jacobs




