Cerimônia marca lançamento oficial do Mês do Idoso
Prefeito Barbosa Neto esteve presente no auditório do Sincoval para a solenidade de comemoração ao Dia da Pessoa Idosa
A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) promoveu, durante a tarde de hoje, uma solenidade para marcar o início da programação relativa ao Mês do Idoso, comemorado em outubro. O prefeito Barbosa Neto, em sua fala, destacou a importância dos idosos e as melhorias de qualidade de vida que têm alcançado na sua gestão. “Eu fico às vezes emocionado, olhando o semblante de cada um de vocês, porque vocês têm uma história por trás do rosto, por trás dos olhos, isso é realmente emocionante. Quantas experiências de vida vocês não vivenciaram, quanta sabedoria nesses anos todos vocês não acumularam, e como é importante para nós poder aprender com a participação de vocês”, discursou o prefeito.
“Cada academia de ginástica ao ar livre que nós conseguimos inaugurar para mim é motivo de grande felicidade. Isso porque a gente passa pelas academias, andando de carro, e vemos que sempre tem gente fazendo exercícios. Vemos que a estrutura não está parada. Vocês vão ver quantos anos de vida, quanta qualidade de vida vocês vão ter daqui para frente, com a prática de exercícios que é fundamental na prevenção de vários problemas”, ressaltou Barbosa Neto.
A secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, lembrou a comemoração mundial pelo Dia do Idoso, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. “A data nos traz duas questões. Uma delas é comemorar, porque hoje todos temos a possibilidade de viver muito mais. Dados preliminares do IBGE atestam que o número de pessoas com 100 anos de idade ou mais tem aumentado no país”, comemorou a secretária.
“A outra questão nos leva a refletir, é a questão do envelhecimento. Porque não basta envelhecer, precisamos envelhecer com saúde, com qualidade de vida. E isso é que faz a diferença, e é a trajetória de vida de cada um que determina a maneira como vamos envelhecer. Temos muito a agradecer ao prefeito, porque há muito tempo não temos um administrador que se preocupa com as questões do envelhecimento, que se preocupa em pensar uma cidade para todos, onde todos possam andar”, declarou Liz Clara Ribeiro.
A “Segurança da Pessoa Idosa no Transporte Coletivo”. Representantes do grupo de convivência do conjunto habitacional Armindo Guazzi receberam o reconhecimento pela ideia apresentada, que vai levá-los ao Salto Bandeirantes ainda este mês. “É muito importante vermos o idoso discutindo ações políticas, saindo de casa. Tínhamos a ideia de idoso que ficava em casa cuidando dos netos, e este paradigma está mudando completamente na sociedade de hoje”, declarou Martins.
Depois da cerimônia de abertura, os idosos assistiram a uma apresentação do gerente de planejamento e gestão da SMI, Cleir Jorge Brandão, que fez uma demonstração de dados sobre a pessoa idosa no trânsito em Londrina. Logo após, o médico geriatra Marcos Oliveira Lapa ministrou uma palestra sobre “Envelhecimento Saudável”.
Estiveram presentes, além da secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, o prefeito Barbosa Neto, que retornou hoje da licença, a presidente do Provopar e do Instituto Galvão Bueno, Mildred Bueno, a responsável pelo Recursos Humanos da empresa Transporte Coletivo Grande Londrina, Ana Luiza Martins, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Ana Karina Anduchuka.
Programação do Mês do Idoso
No dia 6, às 15h , no Lar dos Vovôs , o grupo de idosos do jardim Leonor fará apresentações de Hip Hop e coro “Tempos Dourados”. No dia 13 às 14h, será no Lar Maria Tereza Vieira e no dia 20, às 15h, no São Vicente de Paulo. No dia 16, a Secretaria Municipal do Idoso e o Conselho Municipal do Idoso farão apresentações artísticas no Calçadão de Londrina. No dia 18, às 15h, serão feitas oficinas de culinária para os grupos de convivência de idosos. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 na Secretaria do Idoso, localizada na Prefeitura de Londrina – avenida Duque de Caxias, 635 .
No dia 21, às 14h, será feito o Café com Arte no Centro de Convivência de Idosos da região oeste. No evento serão feitas apresentações artísticas. Ainda nesta data, às 19h, será feito o lançamento do livro “Trabalho com Pessoas Idosas: Metodologia da Comunicação”, escrito pela assistente social e Secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro. Por fim, no dia 25, às 13h30, serão feitos os jogos de integração da pessoa idosa no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Foto Luiz Jacobs