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Londrina segue respirando automobilismo com F3 Sulamericana

Londrina segue respirando automobilismo com F3 Sulamericana

Depois da Stock Car, autódromo Ayrton Senna recebe outro evento de estatura nacional em intervalo de uma semana

Após o sucesso da Stock Car, que agitou o autódromo Ayrton Senna no último fim de semana, com vitória de Max Wilson, Londrina segue respirando velocidade. As bolhas de turismo da Stock dão lugar aos monopostos da Fórmula 3 Sulamericana, que disputam a oitava rodada tripla da temporada 2010 no autódromo Ayrton Senna, de sexta-feira (15) a domingo (17).

Iniciada em 1987, a categoria se destaca por ser um grande celeiro de jovens que almejam chegar às principais competições automobilísticas do mundo. Pilotos brasileiros de renome internacional, como Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet já passaram pela F3, ao longo de sua história, e chegaram à Fórmula 1.

Na última década, disputaram a Fórmula 3 Sulamericana Lucas di Grassi, que estreou este ano na F1, Vitor Meira e Bia Figueiredo, que competem na Fórmula Indy, além de Diego Nunes, Alberto Valério e Luiz Razia, que chegaram à GP2, última categoria de base para alcançar a Fórmula 1.

O campeão da última temporada da F3, Leonardo Cordeiro, já assegurou vaga para a GP3, criada este ano como atalho para a GP2. A etapa de Londrina é a penúltima, de um total de nove, da temporada 2010.

Os jovens pilotos já passaram por desafios em circuitos permanentes, como Campo Grande, Brasília, Caruaru, Porto Alegre e Curitiba, e pistas de rua, como Santa Fé, na Argentina, e Piriapolis, no Uruguai, e agora vêm para o traçado estreito e travado de Londrina. O encerramento será 7 de novembro, em São Paulo, como evento preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Segundo o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, a sequência de eventos automobilísticos sediados em Londrina é resultado da reforma que a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Automóvel Clube do Café Londrina, efetuou no autódromo, com investimentos próximos de R$ 1 milhão.

“O prefeito tem dado grande atenção ao autódromo. E isso se reflete não apenas no destaque alcançado com a promoção de eventos nacionais, como também valoriza as categorias locais”, avaliou. “Os organizadores da Stock Car gostaram bastante das modificações no autódromo”, observou.

Feijó fez um balanço positivo da etapa da Stock, que levou mais de 10 mil pessoas ao Ayrton Senna ontem (10). “O movimento foi grande, a cidade ficou lotada. Todas as metas foram alcançadas e a mídia foi extraordinária. Como era a primeira etapa da Super Final, houve uma exposição muito boa do nome de Londrina” ressaltou.

O organizador da F3 Sulamericana, Renato Schmeling, também elogiou as reformas no Ayrton Senna, que, segundo ele, tornaram a pista mais atraente e mais propícia à ultrapassagens. “A alternativa na curva da Caixa D’água foi bem interessante. Com as alterações no traçado e os novos carros da F3, os tempos devem baixar bastante e devemos acompanhar muitas disputas por posições”, disse.

Foto: José Otávio

Londrina segue respirando automobilismo com F3 Sulamericana

Depois da Stock Car, autódromo Ayrton Senna recebe outro evento de estatura nacional em intervalo de uma semana

 

Após o sucesso da Stock Car, que agitou o autódromo Ayrton Senna no último fim de semana, com vitória de Max Wilson, Londrina segue respirando velocidade. As bolhas de turismo da Stock dão lugar aos monopostos da Fórmula 3 Sulamericana, que disputam a oitava rodada tripla da temporada 2010 no autódromo Ayrton Senna, de sexta-feira (15) a domingo (17).

 

Iniciada em 1987, a categoria se destaca por ser um grande celeiro de jovens que almejam chegar às principais competições automobilísticas do mundo. Pilotos brasileiros de renome internacional, como Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet já passaram pela F3, ao longo de sua história, e chegaram à Fórmula 1.

 

Na última década, disputaram a Fórmula 3 Sulamericana Lucas di Grassi, que estreou este ano na F1, Vitor Meira e Bia Figueiredo, que competem na Fórmula Indy, além de Diego Nunes, Alberto Valério e Luiz Razia, que chegaram à GP2, última categoria de base  para alcançar a Fórmula 1.

 

O campeão da última temporada da F3, Leonardo Cordeiro, já assegurou vaga para a GP3, criada este ano como atalho para a GP2. A etapa de Londrina é a penúltima, de um total de nove, da temporada 2010.

 

Os jovens pilotos já passaram por desafios em circuitos permanentes, como Campo Grande, Brasília, Caruaru, Porto Alegre e Curitiba, e pistas de rua, como Santa Fé, na Argentina, e Piriapolis, no Uruguai, e agora vêm para o traçado estreito e travado de Londrina.  O encerramento será 7 de novembro, em São Paulo, como evento preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

 

Segundo o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, a sequência de eventos automobilísticos sediados em Londrina é resultado da reforma que a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Automóvel Clube do Café Londrina, efetuou no autódromo, com investimentos próximos de R$ 1 milhão.

 

“O prefeito tem dado grande atenção ao autódromo. E isso se reflete não apenas no destaque alcançado com a promoção de eventos nacionais, como também valoriza as categorias locais”, avaliou. “Os organizadores da Stock Car gostaram bastante das modificações no autódromo”, observou.

 

Feijó fez um balanço positivo da etapa da Stock, que levou mais de 10 mil pessoas ao Ayrton Senna ontem (10). “O movimento foi grande, a cidade ficou lotada. Todas as metas foram alcançadas e a mídia foi extraordinária. Como era a primeira etapa da Super Final, houve uma exposição muito boa do nome de Londrina” ressaltou.

 

O organizador da F3 Sulamericana, Renato Schmeling, também elogiou as reformas no Ayrton Senna, que, segundo ele, tornaram a pista mais atraente e mais propícia à ultrapassagens. “A alternativa na curva da Caixa D’água foi bem interessante. Com as alterações no traçado e os novos carros da F3, os tempos devem baixar bastante e devemos acompanhar muitas disputas por posições”, disse.

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