Destaques

Samba na Vila é opção cultural de domingo

Samba na Vila é opção cultural de domingo

Evento vai trazer o sambista Tião Carvalho a Londrina, dividindo o palco com Yá Mukumby e Braguinha; Bumba meu boi também está entre as atrações

Os interessados em cultura popular brasileira têm na programação da Vila Cultural Brasil um prato cheio para este fim de semana. Domingo é dia de “Samba na Vila”, evento que vai trazer o sambista maranhense Tião Carvalho de volta a Londrina, para uma roda de samba em parceria com talentos locais, como Vilma Santos, a Yá Mukumbi, e o Braguinha. Vilma Santos é referência em Londrina quando se fala em cultura popular e movimento negro.

Na culinária, o caldinho de peixe é a atração principal. Preparado a partir de temperos da culinária baiana, será servido acompanhado de pimenta, farinha e rodelas de pão integral caseiro. Também estará à venda em outras opções de degustação.

O evento, na verdade, começa cedo, às 16h. O cineclube Ahoramágica vai exibir seis curtas-metragens que contam a história do samba. Pela ordem, serão exibidos: “Jackson do Pandeiro” (2007), com direção de Rosa Magalhães; “Partido Alto” (1976), direção de Leon Hirszman; “João Nogueira: Carioca suburbano, mulato e malandro” (1979), de Jom Tob Azulay; “Nelson Cavaquinho” (1969), também de Leon Hirszman; “A cuíca” (1978), de Sergio Muniz; e “Nossa escola de samba – Vila Isabel” (1965), direção de Manuel Horácio Gimenez.

Por volta das 17h30, quem anima os convidados é o grupo de bumba meu boi “Estrela da Vila”. A coordenadora da Vila Cultural Brasil, Alessandra Leite, explicou que o grupo é resultado do trabalho de Tião Carvalho em Londrina. “Há cerca de 13 anos, o Tião Carvalho vem a Londrina ministrar oficinas e vivências sobre cultura popular. O movimento bumba meu boi foi sendo construído aqui na Vila ao longo desse tempo”, afirmou.

A partir das 19h30, o samba rola solto com Tião Carvalho, Yá Mukumbi e Braguinha, além de outros convidados. Alessandra Leite afirmou que a Vila espera cerca de 100 pessoas para o evento, já que é uma opção diferenciada, com possibilidade de variar o público tradicional.

“Essa é a natureza do espaço. Nós oferecemos outros tipos de atividades também, mas a prioridade, o nosso foco principal é a cultura popular brasileira. Nesse domingo, a opção é diferenciada, então esperamos que várias pessoas se interessem”, finalizou a coordenadora.

A entrada para o evento é gratuita. A Vila Cultural Brasil tem patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto: Núcleo de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos