Destaques

Novo Grupo de Idosos é formado no União da Vitória

Com cerca de 40 membros, grupo de convivência inicia atividades na segunda


Com cerca de 40 membros, grupo de convivência inicia atividades na segunda, com participação no projeto Semear

Com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, entra em vigor na próxima segunda-feira (18) mais um Grupo de Convivência de Idosos em Londrina, no jardim União da Vitória IV, região sul da cidade. Com cerca de 40 membros, o grupo faz sua primeira reunião a partir das 14h de segunda, no Instituto Eurobase, espaço providenciado pela Secretaria do Idoso.

“O grupo de convivência é um local onde a pessoa idosa tem apoio e valorização. Levamos atividades educativas de esporte, cultura e lazer”, afirmou a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro. Ela disse que a secretaria tem trabalhado para ampliar os espaços destinados aos idosos em Londrina. “São locais importantes de convivência e socialização”, observou.

No primeiro encontro, os idosos darão início ao projeto Semear, capitaneado pela Secretaria do Idoso, em parceria com as Secretarias Municipais do Ambiente e de Educação e do Instituto Ecometrópole. O objetivo do projeto é sensibilizar os idosos quanto às questões ligadas ao meio ambiente.

Na primeira parte do Semear, os Grupos de Convivência aprendem e discutem assuntos referentes aos temas ambientais, por meio de oficinas. Depois, os próprios idosos se tornam disseminadores dos conhecimentos e experiências vivenciados, transmitindo as mensagens a alunos de Escolas Municipais, o que, na visão de Liz Clara Ribeiro, colabora para integração entre diferentes gerações.

“Será um bom exemplo de relação intergeracional estabelecida. Isso possibilita às crianças consolidarem valores para a vida como a valorização e o respeito à pessoa idosa e à preservação ambiental”, avaliou a secretária. “É uma parceria muito positiva, pois a questão do meio ambiente é de suma importância para a qualidade de vida. Os idosos têm muita experiência acumulada e, com as oficinas, poderão potencializar a capacidade de transmitir seus conhecimentos”, pontuou.

Atualmente, a Secretaria Municipal do Idoso acompanha diretamente 22 Grupos de Convivência de Idosos em Londrina, além de outros assistidos indiretamente. Além disso, outros espaços voltados preferencialmente à população idosa estão sendo espalhados pelo município, como as 13 Academias ao Ar Livre já em funcionamento em várias regiões, tanto do perímetro urbano quanto rural.

Apresentações no Calçadão

O conjunto de apresentações artísticas e culturais de celebração ao Mês da Pessoa Idosa, que seria realizado amanhã (16), das 9h às 12h, no Calçadão, foi adiado, em decorrência da previsão de chuva para todo o sábado. De acordo com informações da Secretaria Municipal do Idoso, que promove o evento em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), será anunciada, nos próximos dias, nova data para as apresentações.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos