Drive-in do aniversário de Londrina é tema de podcast da CMTU
Episódio tem como convidado o violinista e maestro Roney Marczak, que comandará o concerto em homenagem aos 86 anos da cidade

Marcado para as 19h do dia 10 de dezembro, data em que Londrina comemora 86 anos, o show do aniversário da cidade ganhou episódio próprio no CMTU Acontece, programa produzido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e disponibilizado nesta segunda-feira (30) nos principais agregadores de podcast. A atração recebeu para um bate papo o violinista, maestro e professor Roney Marczak, que comandará o espetáculo.

Durante a conversa, o musicista contou o que o público pode esperar do concerto que terá como palco o circuito oval do Autódromo Internacional Ayrton Senna, na região norte: alegria, emoção e um repertório de altíssima qualidade. De acordo com Marczak, entre 20 e 25 pessoas participarão da peça. São alunos, professores, voluntários e convidados do projeto que ele mantém, o Sol Maior. A iniciativa existe há quase 20 anos e já auxiliou centenas de crianças e jovens carentes por meio da música.
Um dos beneficiados pela ação, que também falou ao CMTU Acontece, é Cesar de Aquino, de 25 anos. Estudante de escola pública, ainda adolescente ele teve a oportunidade de aprender violoncelo no projeto. O rapaz, morador do conjunto Cafezal, na zona sul da cidade, conseguiu ingressar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, e hoje atua como voluntário no Sol Maior.
Além de abordar o conteúdo eclético da apresentação, que promete passear do erudito à música popular brasileira, com referências do xote, tango, baião, funk carioca e de trilhas de animes, séries e games, Roney Maczak ainda relembrou curiosidades da sua trajetória profissional.

Entre os destaques da biografia do artista estão os tempos de infância na região da rua Guaporé, na área central de Londrina; o processo de inicialização musical; os convites para estudar na Alemanha e na Suíça; os encontros com o Papa João Paulo II e a missão de retornar à terra natal para colaborar com o desenvolvimento de jovens promissores da música.
Além dessas e de outras recordações, Marczak ainda executou no programa – ao lado do antigo aluno e atual colega de palcos Cesar de Aquino – a canção Tico-tico no Fubá. Composto por Zequinha de Abreu e imortalizado na voz de Carmem Miranda, o choro é uma faixas confirmadas para o concerto de aniversário Londrina 86 anos.
Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU