Cidadão

Banco de Projetos do Fundo do Idoso conclui seleção

Propostas aprovadas serão divulgadas pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e poderão receber recursos doados por pessoas físicas e jurídicas, através do Imposto de Renda

A partir de hoje (2) estarão disponíveis, no website do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, as propostas selecionadas para divulgação no Banco de Projetos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDI). Foram aprovadas nove iniciativas, inscritas por seis entidades atuantes em Londrina, sendo cinco organizações não-governamentais e um órgão governamental. Todos os projetos têm como foco a população acima de 60 (sessenta anos) e visam oferecer atendimento para melhorar a qualidade de vida desse público.

As informações completas sobre o resultado da seleção estão na Resolução no 032/2020, publicada a partir da página 14 da edição no 4127 do Jornal Oficial do Município. Também é possível consultar todas as etapas do processo e os documentos referentes a elas no site do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O chamamento foi feito através do Edital n.° 001/2020, publicado pelo CMDI, e recebeu inscrições dos interessados entre 29 de outubro e 6 de novembro. A avaliação das propostas foi realizada por uma comissão de seleção instituída para esse fim.

A página contém informações como as descrições dos projetos e suas planilhas de registros de aquisições. Assim, as iniciativas têm a oportunidade de receber recursos doados por pessoas físicas e jurídicas através da destinação do Imposto de Renda devido. De acordo com a secretária-executiva do CMDI, Fernanda Serenário, o Banco de Projetos também será divulgado por meio de outros canais. “Além do site, vamos entrar em contato com empresas e pessoas físicas que já realizaram destinações em anos anteriores e iremos em busca de novos destinadores”, disse.

Já a assessora técnica da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Luciana Alvarez, explicou que, ao fazer a destinação, os cidadãos realizam uma importante contribuição para as iniciativas locais que atendem os idosos do município. “Londrina se destaca por ter uma Secretaria do Idoso que proporciona a estrutura e a agilidade necessárias para a execução desses recursos, de forma eficiente e transparente. Já a população, por sua vez, tem a chance de fazer a diferença no seu município através dessas destinações, o que também gera credibilidade para quem contribui”, afirmou Alvarez.

Destinação – Até o dia 30 de dezembro, pessoas jurídicas poderão destinar até 1% do valor devido de seu Imposto de Renda para as iniciativas aprovadas para o Banco de Projetos do FMDI. Para a destinação, é necessário entrar em contato com o CMDI, pelo telefone (43) 3375-0283 ou pelo e-mail cmdi_londrina@yahoo.com.br. A partir de então, o órgão emitirá um boleto para a doação, cujo pagamento deve ser registrado, pelo doador, na Declaração do Imposto de Renda. Para mais informações, clique aqui.

As pessoas físicas podem doar até 6% do valor devido de seu Imposto de Renda, através do mesmo procedimento, se optarem por fazer a destinação até 30 de dezembro. Para esses contribuintes, é possível fazer doações no momento da Declaração do Imposto de Renda, em 2021, por meio do software disponibilizado pela Receita Federal. Neste caso, pode-se destinar até 3% do valor devido do tributo ao FMDI. Quem desejar especificar para qual projeto os recursos devem ser direcionados precisa entrar em contato com o CMDI.

Após a realização das doações, os recursos serão transferidos para o Fundo, que elaborará os termos de compromisso com as organizações e outros processos administrativos para efetivar a transferência dos valores.

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com a assessora técnica da SMI, Luciana Alvarez, pelo telefone (43) 3375-0225; ou com a secretária-executiva do CMDI, Fernanda Serenário, pelo telefone (43) 3375-0283.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos