Destaques

Prefeito inaugura mais duas hortas comunitárias

Jardim São Jorge ganha sexta e sétima unidade do projeto, em parceria que envolveu diversas entidades

Jardim São Jorge ganha sexta e sétima unidade do projeto, em parceria que envolveu diversas entidades

A região dos jardins São Jorge, Novo Horizonte e Nossa Senhora Aparecida, na zona norte de Londrina, ganhou mais dois presentes da administração Barbosa Neto. O prefeito inaugurou hoje (22) duas hortas comunitárias: uma em um antigo terreno baldio e a outra dentro da unidade do Viva Vida do São Jorge.

A primeira é resultado da parceria entre Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e Associação de Moradores da região. O terreno de esquina, que era usado para depósito de entulhos, foi dividido em 23 lotes, de 6 x 6 m². Cada lote ficará sob responsabilidade de uma família, que pode escolher os vegetais que deseja plantar e qual a destinação das verduras e legumes cultivados.

Os pés de repolho, couve, cebolinha, salsinha e alface, que ele plantou, já estão praticamente prontos para a colheitaO ajudante geral Osmar José Fernandes, 50, foi o primeiro morador a adotar a horta. Os pés de repolho, couve, cebolinha, salsinha e alface, que ele plantou, já estão praticamente prontos para a colheita. “Vou usar em casa, para comer e vender, também, para pagar a água gasta no cultivo. Uma parte, vou dar para o pessoal da vizinhança”, relatou.

Osmar explicou como era o terreno antes de ser transformado em horta: “tava tudo feio, sujo, cheio de mato, corpos de animais mortos, uma tristeza”, contou. “Agora, está tudo gostoso, bom demais, graças a Deus”, comparou o ajudante, que mora em uma casa em frente ao terreno.

A segunda horta comunitária está na unidade do projeto Viva Vida. Além da Secretaria de Agricultura, o Provopar auxiliou na iniciativa. Conforme disse a educadora do centro, Mauricéa Severino, o cultivo será feito pelas crianças assistidas pelo centro, como parte do projeto educacional da unidade. “Isso serve, inclusive, de estímulo para melhorar a alimentação deles. Muitos, que nem gostavam de comer verduras, passaram a comer, só porque veem os vegetais crescendo”, observou.

Os belos maços de almeirão, alface, beterraba, cenoura, brócolis, couve-flor, couve, salsinha e cebolinha já cresceram e tornaram verdejante a paisagem do pequeno terreno de entrada do centro. Um dos alunos, de 11 anos, foi nomeado presidente da horta, e será o responsável pela coordenação dos trabalhos de cultivo junto às 164 crianças Barbosa Neto enalteceu a organização da equipatendidas pelo Viva Vida.

Para a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, o projeto de Barbosa Neto, com as hortas comunitárias, é “pensar na vida e nas pessoas”. Segundo a secretária, a ação representa a união da comunidade. “Isso é ser participativo, levar alimento e saúde, cuidar da vida e da terra”.

e que, de acordo com o prefeito, trabalhou unida para a realização das hortas. “Foi um trabalho maravilhoso, com envolvimento de toda a comunidade. Os jardins São Jorge, Novo Horizonte e Nossa Senhora Aparecida são belíssimas mostras de união e solidariedade entre os moradores”, afirmou.

Foto Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos