Teste Seletivo da Saúde convoca afro-brasileiros para confirmação
Participam desta etapa apenas os candidatos que já apresentaram seus títulos e estão listados no Edital nº 178/2020

Neste sábado (12) e domingo (13), os candidatos inscritos e autodeclarados como afro-brasileiros no Teste Seletivo nº 166/2020, convocados pelo Edital nº 178/2020, deverão comparecer na entrevista de confirmação para validar sua participação dentro da reserva de 10% das vagas a este público. Ao todo, 204 candidatos foram convocados para essa etapa. No último domingo (6), eles já entregaram os títulos acadêmicos e profissionais. Outros 78 candidatos que integram este perfil, e participaram da convalidação em seleções anteriores da Prefeitura, não precisarão passar pela entrevista.
Por meio do Teste Seletivo nº 166/2020, haverá a contratação temporária de profissionais para as unidades de saúde municipais. São 112 vagas abertas ao todo, nas funções de assistente de Gestão em Serviços de Saúde, auxiliares de Enfermagem e enfermeiros, além de médicos veterinário, clínico geral plantonista e pediatra plantonista.
Na etapa de entrevistas, as avaliações serão feitas pela Comissão de Acompanhamento do Ingresso de Afro-Brasileiros, composta por servidores da Prefeitura e representantes de entidades da sociedade civil. Eles analisarão as candidaturas referentes a essa parcela de inscritos, que declarou ser de pele preta ou parda.
O grupo emitirá parecer conclusivo favorável ou não à declaração de cada um dos candidatos. As entrevistas serão no Auditório da Prefeitura, que fica no 2º andar da sede administrativa, localizada na avenida Duque de Caxias, 635.
As datas e horários de comparecimento obrigatório, apontadas individualmente para cada um dos candidatos, estão dispostas no Anexo II do Edital nº 178/2020, que trata das inscrições efetivadas e títulos entregues. Este anexo apresenta a lista, por ordem alfabética, daqueles que precisarão passar pela convalidação.
Já o Anexo I traz a relação de candidatos que estão dispensados da fase de entrevistas de confirmação e não terão a necessidade de comparecer à atividade.
A Comissão de Acompanhamento, responsável por avaliar os candidatos autodeclarados afro-brasileiros, é designada por Decreto Municipal nº 631/2019, e a reserva de 10% das vagas para esses candidatos é garantida pela Lei Municipal nº 11.952/2013.
Por conta das medidas restritivas de emergência e cuidados sanitários relacionados à pandemia do novo coronavírus, esta Comissão atuará nas entrevistas com três membros de forma presencial e mais quatro integrantes de forma remota. O uso de máscara protetora é obrigatório, será respeitado o distanciamento social e haverá álcool em gel disponível.
No momento das ações, cada candidato será identificado com crachá e submetido a registro fotográfico. Neste mesmo ato, os participantes também deverão firmar a autodeclaração, de forma expressa, se identificando como de cor preta ou parda e que possui, concomitantemente, fenótipos que o caracterize como pertencente ao grupo étnico-racial negro.
Para evitar aglomerações de pessoas nas dependências da Prefeitura de Londrina, a organização solicita que os candidatos se apresentem apenas no horário obrigatório estabelecido no Anexo II. Caso haja necessidade de irem acompanhados, é necessário que essas pessoas esperem em seus meios de locomoção ou em local distante de onde ocorrerem os atendimentos.
O resultado referentes às declarações apresentadas será divulgado na segunda-feira (14), com prazo de recurso válido para os dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, dois dias úteis a partir da publicação oficial. Todas as informações sobre o Teste Seletivo nº 166/2020 estão disponíveis pelo Portal da Prefeitura, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, os telefones de contato disponíveis são o (43) 3372-4037 e (43) 3372-4038. Outro canal de atendimento é o e-mail tss.saude@londrina.pr.gov.br