Região leste recebe capela mortuária amanhã
Além da reforma no local, a Acesf também realizou melhorias em todos os cemitérios da cidade
As comunidades dos jardins Monte Cristo, Santa Fé e Marabá poderão, a partir de amanhã (30), velar seus amigos e parentes na nova capela mortuária da região leste. Às 10h45, a Prefeitura de Londrina, por meio da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), entrega a reforma da construção que, anteriormente, era utilizada como um Centro Comunitário.
Na reforma, foram utilizados materiais que a Acesf já possuía de demolições, como louças sanitárias, forros, portas e janelas e de construções em cemitérios, como cimento e areia. A mão de obra foi toda de funcionários da própria autarquia. Entre as obras, está a construção de um novo banheiro, já que o local possuía apenas um sanitário em más condições de uso; agora, conta com um feminino e um masculino em perfeito estado.
Também, foi erguida uma parede para separar a copa do restante do salão, com reforma total das paredes, piso e telhado. “As pessoas utilizavam o lugar para velórios porque não tinham opção. O corpo e os presentes ficavam sujeitos a tomar chuva, vento e sol porque no telhado havia grandes buracos. Refizemos toda a cobertura e reformamos totalmente o local”, expôs a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso.
Ela ressaltou que, com a entrega, os moradores daquela região terão mais dignidade, quando da morte de alguém próximo. “Era degradante, as pessoas serem obrigadas a velar alguém naquelas condições”, complementou.
Com a capela do Jardim Monte Cristo, Londrina passa a ter 13 locais para velórios, incluindo os particulares. A Acesf é responsável por sete deles, instalados nas regiões leste, norte e centro. A capela entregue amanhã deverá ser administrada pela Associação de Bairro do local, que já era o órgão que cuidava do Centro Comunitário, antes da reforma.
Conforme a superintendente, para 2011, está prevista a construção de mais 12 capelas mortuárias em Londrina. “Os projetos arquitetônicos já foram realizados. Estamos em fase de realização dos projetos complementares e esperamos realizar as obras até o final de 2011. Cerca de R$ 1,2 milhão já está reservado para esta finalidade”, afirmou.
Finados
Para os dias que antecedem o Dia de Finados, domingo, segunda e o próprio feriado, terça-feira ( 1º e 2), o horário para visitação nos 13 cemitérios públicos de Londrina será das 8h às 18h. Até as 18h de hoje (29), ainda, é possível realizar a limpeza dos túmulos, mas os prazos para reforma e pintura se encerraram na quarta (27) e quinta-feira (28), respectivamente.
De acordo com a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, a expectativa é de que cerca de 200 mil pessoas passem pelos cemitérios entre domingo e terça-feira, o que acarretará um reforço nos trabalhos. “Devido ao grande fluxo que esperamos ter nesses locais, a Guarda Municipal estará efetuando rondas em todos os cemitérios até terça-feira, além de patrulhamento da Polícia Militar no Dia de Finados. Também, convocamos 60 servidores da Autarquia para apoiar os trabalhos nos Cemitérios”, assinalou.
Os trabalhadores da Acesf orientarão os visitantes, em relação à localização dos jazigos, com o auxílio de um sistema informatizado, que dará agilidade ao serviço. Também, farão intervenções, quando houver objetos, como vasos e potes, que acumulem água, servindo de local para instalação do mosquito da dengue.
A superintendente alerta, ainda, para os pertences que cada um levará. “A recomendação é que não levem nada de valor, porque, por mais que tenha a ronda e patrulha, a movimentação é muito grande e os riscos de roubos existem”, avisou.
Para que os visitantes tivessem mais conforto ao ir até os cemitérios, a Acesf providenciou a pintura e colocação de calçada na entrada de todas as unidades, além de ter aberto um portão extra no Jardim da Saudade. A nova passagem fica localizada no muro sul, o que facilita o acesso àqueles que chegam pela rua alternativa.
Também, foram feitas adequações de acessibilidade em alguns deles, incluindo os cemitérios distritais. Além disso, foram instalados novos cruzeiros nos cemitérios Padre Anchieta, São Paulo, nos distritais de São Luiz e de Lerroville. O Jardim da Saudade recebeu, ainda, a colocação de pedras compactadas nas ruas que eram feitas de terra para facilitar o trânsito dos visitantes.
No entorno dos cemitérios, haverá cerca de 180 ambulantes, comercializando flores e adornos para os jazigos. Ainda, há vagas para cadastramento, que deve ser feito na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), até as 18h de hoje. O órgão fica na Rua Professor João Cândido, 1213, e o único cemitério que não dispõe mais de vagas é o Jardim da Saudade.