Cidade

Horta de 1.200 m² é inaugurada na região sul

O projeto, instalado no Parque das Indústrias, beneficiará 28 famílias da comunidade local; a iniciativa já entrega oitava unidade

A região sul receberá amanhã (10), às 16h, a 8ª horta comunitária, instalada no Parque das Indústrias. O local será entregue à Associação de Moradores do bairro, que trouxe uma solicitação à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para a viabilização da horta em um local onde era um terreno abandonado. A inauguração será realizada na rua do Crisântemo esquina com a rua Dirceu Bertolaccini.

O local, com 1.200m², permitirá que 28 famílias da região cultivem alimentos para consumo próprio, e também doem ou até vendam uma porção da produção. Cada família terá direito a um lote de quatro canteiros com dimensões de 5mx1m, com algumas hortaliças e leguminosas já plantadas, como alface, cebolinha, salsinha, rabanete, almeirão, beterraba, cenoura e rúcula.

De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto de hortas comunitárias da Secretaria de Agricultura, Carlos Eikiti, a Associação de Moradores procurou a Prefeitura para auxiliar na reestruturação da praça. “Antes aquele terreno era local de depósito de entulhos, deixando a região muito desagradável.
Com a horta, além de embelezar a praça, as famílias também poderão se alimentar daquela produção”, explicou.

À Secretaria ficou reservada a função de cercar a praça, fazer uma perfuração para retirar água de um poço artesiano, preparar a terra para o cultivo e demarcar os lotes. A comunidade do Parque das Indústrias foi responsável pela aquisição de uma bomba d’água, mangueira e mão-de-obra voluntária. Para supervisionar a horta os próprios moradores elegeram uma coordenadora, que mora em frente ao terreno, e, mesmo antes das instalações, já plantava alimentos naquela terra.

Para o engenheiro agrônomo, a ação contribui para incentivar o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, além de ajudar no desenvolvimento da comunidade local. “Damos subsídios para que aqueles moradores consigam andar com as próprias pernas, em se tratando de plantio nas hortas comunitárias. Se houver dúvidas estaremos à disposição, mas assim que a horta é entregue ela passa a ser responsabilidade daqueles cidadãos”, expôs.

Hortas

Conforme Eikiti, a previsão é de que no final de novembro seja inaugurada a nona horta comunitária, no Centro de Educação Infantil Milton Gavetti. Além destas, Londrina conta com outras sete hortas comunitárias: Colégio Estadual Kazuko Ohara, Grupo da terceira idade do Nakayoshi Kurabu, ONG Reciclando Vidas da Vila Marísia, 3º Distrito Policial do Jardim Bandeirantes, Projeto Viva Vida do jardim São Jorge, Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende e Associação de Moradores do jardim São Jorge.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos