Índice populacional de Londrina deve ser revisto pelo IBGE
Prefeito Barbosa Neto solicitou à direção nacional do órgão uma nova contagem dos habitantes londrinenses; última prévia registrou 493 mil moradores na cidade
O prefeito Barbosa Neto informou hoje (11), durante a coletiva semanal, que recebeu uma carta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comunicando uma nova tentativa de levantar mais informações sobre o índice populacional de Londrina. A última prévia do Censo 2010 registrou a cidade com 493 mil habitantes, número bem abaixo da expectativa inicial, que era de 510 mil moradores.
“Já disponibilizamos no site da prefeitura um link para que todas as pessoas não recenseadas enviem suas solicitações, encaminhadas posteriormente ao IBGE. Confiamos na credibilidade e no trabalho feito pelo instituto, mas não queremos ter menos habitantes daquilo que é fato”, disse o prefeito.
Barbosa Neto apontou alguns prejuízos arcados pela cidade, caso seja confirmada a queda do índice de moradores, como menor participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e possibilidade da perda de duas cadeiras na Câmara de Vereadores. “Além disso, o londrinense tem orgulho de morar na terceira maior cidade do sul do Brasil, posição conquistada por Joinville, segundo dados do Censo 2010”, abordou.
O prefeito depositou confiança na revisão do IBGE, principalmente, nas casas e apartamentos da cidade que estavam fechados, argumentando que o índice populacional apresentado não é compatível com os níveis de crescimento registrados pelo município.
Na edição 2010, o Censo contou com algumas novidades, como a utilização de um computador de mão (Personal Digital Assistant – PDA) equipado com GPS e a integração das bases urbana e rural, para a atualização das novas informações do País.
Foto: Luiz Jacobs