Londrina recebe a primeira fonte luminosa na Ayrton Senna
Através do projeto “Quem ama, Cuida”, a cidade ganha investimentos em praças e jardinagem; agora fonte luminosa também será foco da iniciativa
Em comemoração ao aniversário de 76 anos de Londrina, celebrado em 10 de dezembro, a rotatória da avenida Ayrton Senna receberá uma fonte luminosa. A iniciativa é da Construtora Quadra, que começa um novo projeto na cidade, o “Londrina Bela e das Fontes”. O anúncio foi feito hoje (11) durante a coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto.
O presente ao município é também uma celebração ao aniversário de 25 anos da empresa, que é genuinamente londrinense. A entrega e “adoção” do espaço público se deu por meio do projeto “Quem ama, Cuida”, que fecha contratos de parceria público-privada para manutenção de praças e jardins da cidade. Conforme o prefeito, é exemplar ver este empenho da empresa, mostrando o que conquistou em 25 anos de contribuição.
“Agradecemos a confiança depositada pela Quadra, tanto na cidade quanto na atual administração, entregando a primeira fonte luminosa de Londrina”, enalteceu. Barbosa Neto também ressaltou a importância de mais empresas adotarem essa iniciativa para o desenvolvimento da cidade.
O investimento da construtora será equivalente a R$ 100 mil em equipamentos, materiais e mão de obra dos cerca de 200 funcionários envolvidos na elaboração do projeto. Ao erário, caberá a terraplanagem, a sondagem da planta das adutoras de água, da rede de fibra ótica, além do remanejamento da iluminação pública e adequações da rede elétrica e instalação da bomba d’água para a fonte.
O espaço será decorado e estruturado para receber a fonte, que terá quatro jatos d’água, coloridos com um jogo de iluminação em tons de vermelho, em homenagem às quatro estrelas e coloração da bandeira municipal. Para a coordenadora do projeto, a engenheira Fernanda Pires, a ideia de presentear a cidade partiu da visualização das praças revitalizadas. “A partir de outras iniciativas, foi identificada a falta de fontes luminosas para o londrinense. Até o natal, queremos que a cidade já conte com mais este diferencial”, destacou.
Conforme o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Marcello Teodoro, mesmo com o orçamento baixo, a cidade tem ficado cada vez mais embelezada e isentando a prefeitura da manutenção. “Temos fechado parcerias com empresas privadas que, além de construírem os locais, também, cuidam dos espaços por dez anos”, completou.
O aniversário, para o diretor-geral da Quadra, Luiz Carlos Moro Pires, deveria ser marcado com alguma coisa relevante. “Estamos entregando essa fonte, em meio a muitas obras já concretizadas em Londrina. Há quatro meses, propusemos este projeto ao Prefeito, com base em uma pesquisa indicativa de que o londrinense sentia falta de fontes luminosas na região. É muita satisfação participar da história da cidade dessa maneira”, ressaltou.
Fotos: Luiz Jacobs