Domingo tem música erudita no Ouro Verde
O evento faz parte do projeto que visa levar conhecimento musical aos alunos de escolas municipais de Londrina
A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina vai realizar um concerto especial gratuito com os alunos do projeto Musicando na Escola no próximo domingo (14), a partir das 20h, no Teatro Ouro Verde. A apresentação faz parte do projeto “Uma Orquestra nas Escolas – Concertos Didáticos” que teve início no começo deste mês na Escola Municipal Professora Ruth Lemos dando possibilidade aos jovens músicos que estão iniciando os estudos de se apresentar ao lado dos músicos profissionais.
As apresentações de músicas eruditas têm a duração de cerca de duas horas e contam com o trabalho de mais de dez mestres. De acordo com a diretora de incentivo à Cultura, Solange Batigliana, o objetivo do projeto é difundir a música de Câmara e democratizar o acesso a esse tipo de cultura.
Solange acrescentou que a expectativa da Secretaria é fazer com que essas crianças conheçam um tipo diferente de música e contribua para a formação cultural de um novo público para a apreciação da música erudita que é pouco divulgada na mídia popular.
Os alunos também vão aprender com os músicos como funciona um grupo de cordas, como reconhecer os variados timbres existentes e a importância de cada instrumento no contexto de uma Orquestra de Cordas.
O grupo vai se apresentar ainda em dez escolas do município até o fim do mês de novembro. Os concertos didáticos serão realizados também nas seguintes escolas:
– dia 17, às 16h30 – Escola Municipal Atanázio Leonel, localizada na rua Eliza Izabel da Conceição, 148, no Jardim São Jorge.
– dia 19, às 11h – Escola Municipal José Garcia Villar, localizado na rua Pitangueiras, 209,no Jardim Panorama.
– dia 24, às 16h30 – Escola Municipal Eugênio Brugin, localizada na rua Jorge Ribeiro, 163 , no Conjunto Habitacional São Lourenço.
A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Londrina e da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina.