Cine Augustus passa a ser patrimônio do município de Londrina
Administração municipal vai transformar o local em um teatro ou sala de convenções; como contrapartida, dois terrenos na Gleba Palhano serão doados
O prefeito Barbosa Neto divulgou hoje (12), durante coletiva realizada em seu gabinete, a proposta da administração municipal para o Cine Augustus, localizado no calçadão da avenida Paraná, no centro da cidade. O valor do prédio, declarado como utilidade pública da cidade e com fase de negociação amigável já concluída, foi orçado em R$ 4 milhões, conforme a avaliação da Divisão do Patrimônio do município.
Como contrapartida, Barbosa Neto apontou que o município vai doar dois terrenos situados na região sul de Londrina. “Vamos propor para a sociedade civil organizada como podemos utilizar bem o espaço, seja para um centro de convenções ou teatro, definição que depende do projeto apresentado”, disse.
O objetivo é preservar um importante espaço histórico, cultural e patrimonial da cidade. “Quem não tem história, não tem memória. É um imóvel histórico. O Cine Augustus é nosso!”, declarou o prefeito.
Ele abordou também que a manutenção do Cine Augustus é mais uma das ações promovidas pela prefeitura em defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade, como o tombamento do Cine Teatro Ouro Verde e do Museu de Arte, além da restauração no prédio da Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com o secretário de Cultura, Leonardo Ramos, a pretensão é transformar o espaço para apresentações artísticas ao vivo. “Atualmente, temos muita dificuldade em achar um local adequado para a política de cultura que desenvolvemos no município”, argumentou.
Ramos observou que o projeto arquitetônico para a revitalização do Cine Augustus tem como prioridade a criação de uma sala cênica, recolocação de poltronas e tratamento acústico para o ambiente. “A idéia é manter as mesmas características construídas durante a inauguração do local, na década de 60”, comentou o secretário.
Para arcar com os custos, Leonardo Ramos disse que o objetivo é buscar recursos junto a emendas parlamentares desenvolvidas por representantes políticos do Paraná. “O tempo necessário para a entrega de todos os trabalhos depende da velocidade do investimento feito”, concluiu.
Histórico
Inaugurado em 19 de setembro de 1963 com o filme “El-Cid”, o Cine Augustus foi a primeira sala do Brasil a contar com projeção 70mm, que permitia uma imagem mais nítida na tela de 20 metros de comprimento e 19 de largura. Cerca de 1.500 pessoas acomodavam-se confortavelmente nas poltronas do local, apreciando uma estrutura cinematográfica importada da Itália.
Segundo a diretora do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Vanda de Moraes, o objetivo é atender a população que deseja um lazer de qualidade. “Um teatro, uma sala de espetáculo, enfim, qualquer atividade que seja desenvolvida ali representa um aproveitamento essencial para a vida cultural da cidade”, ressaltou.
Após a sua desativação, o Cine Augustus foi transformado em loja de departamento, galeria e camelódromo. Atualmente, não está sendo ocupado. Estiveram ainda presentes no evento a diretora do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Solange Batigliana e a atual proprietária do local, Julieta Caminhoto Rotondo, além de secretários municipais,
Foto: Luiz Jacobs