Barbosa Neto lança 10º edição da Prova Pedestre
Prefeito também premiou os professores e escolas campeãs da Copa Sercomtel de Atletismo; modalidade já rendeu 150 medalhas e 12 títulos em 2010
Em comemoração aos 76 anos do município, o prefeito Barbosa Neto lançou hoje (17), durante coletiva realizada em seu gabinete, a 10ª edição da Prova Pedestre da Cidade de Londrina, competição que em 2010 deve reunir mais de mil adeptos do atletismo. O evento é promovido graças a uma parceria da prefeitura com outras empresas, como a Viação Garcia, Tecno Sport, Caixa Econômica Federal e Isotônico i9, da Coca Cola.
Barbosa Neto observou que a atuação da prefeitura com outras instituições da cidade representa novos avanços na área esportiva. “O esforço tanto da administração municipal quanto demais empresas dá continuidade a provas históricas, como ocorre com a Prova Pedestre”, comentou.
De acordo com o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Vilalta, o apoio da administração municipal em todos os segmentos esportivos, assim como a política adotada na gestão atual, influencia no desempenho dos atletas. “Nunca é demais enaltecer o auxílio em conjunto do poder público e da iniciativa privada nos projetos esportivos desenvolvidos pela FEL, como acontece no atletismo. E o resultado positivo não aparece só nas pistas”, disse.
Os interessados em participar da Prova Pedestre já podem se inscrever a R$ 20 pelo site www.londrinaatletismo.com.br, na própria FEL (rua Gomes Carneiro, 315) e na Tecno Sport, localizada no Shopping Royal Plaza. A competição, dividida nas categorias masculino e feminino, separa os competidores pela idade – de cinco em cinco anos. Qualquer pessoa com 16 anos ou mais pode se inscrever para o evento até o dia 10 de dezembro, aniversário da cidade.
A competição vai premiar os seis primeiros colocados nas duas categorias com prêmios em dinheiro, além dos três primeiros com vale-compra da Tecno Sport. Porém, todos os participantes receberão medalhas pela participação. O percurso de 10km começa no Consórcio União, na avenida Higienópolis, 2.400, a partir das 9h, e depois segue para os Lagos Igapó I e II.
Premiação
Prática social é o modelo elaborado pela Fundação de Esportes para ajudar os competidores, como acontece com o Programa Casa do Atleta, que em outubro reformou a 12ª residência através de parcerias com empresas da cidade, Caixa Econômica Federal e Sercomtel. “Hoje, cerca de 16 programas desse tipo sustentam o Projeto Londrina Atletismo, que beneficia o ingresso de jovens atletas na modalidade”, ressaltou o coordenador de atletismo da FEL, José Eugênio Zaninelli.
O diretor de Marketing da Sercomtel, Roberto Coutinho, argumentou que a proposta de patrocinar eventos esportivos é relevante por dois aspectos. “O desenvolvimento dos jovens e o ganho de mídia em relação a marca e a divulgação de seus produtos são alguns dos exemplos importante. Como empresa pública, temos dever de apoiar movimentos e atividades como essas”, destacou.
E para reforçar essa proposta de incentivo aos atletas, o prefeito Barbosa Neto entregou, durante a coletiva de hoje, a premiação para as três primeiras escolas classificadas na 8ª edição da Copa Sercomtel de Atletismo 2010, disputada no dia 14 de outubro por mais de 1.000 alunos.
Na soma dos pontos, a Escola Estadual Benedita Rosa Rezende, representada pela professora de educação física Miriam Barroto, foi campeã do torneio e acabou recebendo 20 bolas. Ela também ganhou a quantia de R$ 500,00 como docente campeã.
A segunda instituição colocada, A Escola Estadual Barão do Rio Branco, foi beneficiada com 10 bolas. A professora que representou a escola, Márcia Ribeiro, recebeu uma churrasqueira, mesma premiação concedida à docente de educação física Marli Mendes Coutinho, da Escola Estadual Adélia Barbosa. Ainda na categoria escolas, o Colégio Estadual Olavo Garcia, da diretora Judith Santana, ganhou seis bolas.
Em 2010, o atletismo londrinense já rendeu 150 medalhas e 12 títulos de equipe. Recentemente, a modalidade trouxe para o município o primeiro lugar nas categorias masculino e feminino na 53ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s). A próxima competição a ser disputada é os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s) em Foz do Iguaçu.
Fotos: Luiz Jacobs