Destaques

Alunos da rede municipal de ensino participam de Circuito Ambiental

Alunos da rede municipal de ensino participam de Circuito Ambiental

Para a realização da atividade, estudantes de Gestão Ambiental passam por capacitação; professores e diretores vão receber formação para multiplicarem conhecimento

Será realizada amanhã (18), às 9h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que fica na rua Belém, 844, uma capacitação para o Circuito Ambiental Rumo ao Desperdício Zero. Serão capacitados cem estudantes de Gestão Ambiental, que vão atuar com mais de duas mil crianças da 4ª série da rede municipal de ensino.

Ainda amanhã (18), às 14 horas, no Cine Com-Tour, haverá uma formação para 300 professores e diretores municipais, que vão atuar como multiplicadores de conhecimento e que, por sua vez, devem repassar a vertente da reciclagem para as crianças.

Para o diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Luciano Borrozino, este evento surgiu num período oportuno. “A cidade está passando por uma fase de mudanças no quesito coleta seletiva. Primeiramente, com a construção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), e depois com o amadurecimento da consciência ambiental dos londrinenses”, reforçou.

Foto: ilustrativa

A iniciativa do circuito e da capacitação é oriunda do G-22, o grupo das 22 cidades maiores produtoras de resíduos sólidos do Paraná. Este grupo engloba poder público, empresas privadas e consumidores, no movimento pela sustentabilidade e preservação ambiental. Entre as ações do G-22, está o programa Desperdício Zero, que visa diminuir em 30% o volume de lixo gerado em todo o estado.

Através dessa parceria, ficou estabelecido que as indústrias devem seguir o padrão da “logística reversa”, na qual o produtor do material é responsável pela sua destinação correta. Por meio da iniciativa, Londrina já recebeu equipamentos para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Coopersil), e agora participa deste circuito ambiental.

A formação é promovida em parceria pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir). A idealização é do G-22.

Circuito

Durante o percurso, que contará com 13 barracas, os alunos da 4ª série vão conferir dicas de reciclagem e ser orientados em relação à segregação de resíduos. No evento, as crianças também receberão bonés, camisetas e lanche, incluindo uma lata de refrigerante. A embalagem será trocada por uma apostila, com jogos didáticos e histórias, enfatizando o meio ambiente.

Conforme Borrozino, é importante esse apelo junto às crianças, por estas serem os futuros cidadãos. “Vejo os filhos de agora, que são atentos a regras de trânsito, por exemplo, e chamam a atenção dos pais para isso. Com a reciclagem é a mesma coisa, se eles se conscientizarem dos problemas ambientais, com certeza, vão levar isso para casa”, complementou.

Depois da capacitação, nesta quinta-feira, será realizado o Circuito Ambiental Rumo ao Desperdício Zero na sexta-feira (19), na Concha Acústica, que fica na rua Senador Souza Naves esquina com a rua Piauí, a partir das 8h, com previsão de término às 16h.

(Londrina, 17 de novembro de 2010)

Mais informações com o diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Luciano Borrozino, pelos telefones 3379-7923 e 9995-1140.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos