Profissionais da educação passam por capacitação do Desperdício Zero
Curso foi promovido durante a tarde de hoje, no Cine Com-Tour, para professores, supervisores e diretores de escolas municipais
Cerca de 250 servidores da rede municipal de educação, entre professores, supervisores e diretores de escola, passaram hoje por um curso de capacitação para o programa Desperdício Zero, promovido pelo G-22, grupo das maiores cidades produtoras de resíduos sólidos do Paraná. Londrina é a quinta cidade do Paraná a adotar o projeto, que pretende reduzir em 30% o volume de lixo produzido em todo o estado. Na cidade, as ações incluem a capacitação de estudantes de Gestão Ambiental, realizada hoje pela manhã; a capacitação dos profissionais da rede pública de educação e a promoção de um Circuito Ambiental, que será montado amanhã na Concha Acústica.
Durante a cerimônia de abertura do curso de capacitação, o prefeito Barbosa Neto ressaltou os benefícios do programa. “Este projeto é mais uma marca do caráter de sustentabilidade ambiental que Londrina tem adotado. Graças às parcerias firmadas, nós podemos levar essa consciência ambiental para um número maior de pessoas. Para nós, é fundamental essa responsabilidade”, afirmou o prefeito.
A promotora do meio ambiente, Solange Vicentin, também elogiou a iniciativa. “É muito importante que toda a sociedade se engaje na coleta seletiva, da separação e destinação correta de resíduos. Nós precisamos formar pessoas que tenham conhecimento e que possam transmiti-lo, então, nada mais justo que sejam os professores. Eles já trabalham com informação e formação no cotidiano das pessoas, e também vão levar às crianças, que, por sua vez, vão levar aos seus lares o processo de como fazer o reaproveitamento e a coleta seletiva. Hoje, isso é uma necessidade”, avaliou a promotora.
A secretária de educação, Karin Sabec Viana, também se pronunciou durante o evento. “Vocês sabem que é na escola que tudo começa e, por conta disso, vocês são sempre requisitados, estão sempre em evidência. O lixo é um problema sério e, se nós não começarmos agora a tomar algumas atitudes, não sabemos o que vai acontecer no futuro. O trabalho tem que começar dentro da escola, para que as coisas deem certo”, comentou Viana.
O representante da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), Fernando Sabino Cortez, destacou a importância da realização da campanha “Desperdício Zero”. “Esse projeto só é possível de acontecer, face a essa reunião de esforços dos parceiros, que têm feito com que o Paraná esteja se antecipando em relação a todo o Brasil, no que se refere à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, comemorou Cortez.
O curso foi ministrado aos funcionários pelo coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Laerte Dudas. Também estiveram presentes no evento, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma), Fernando Barros; o gerente de operações da CMTU, Luciano Borrozino; a gerente de coleta seletiva da CMTU, Marilys Garani; Pietro Luppi, representando uma ONG de reciclagem italiana, e representantes da Coopersil.
Circuito
Dando continuidade às ações do projeto, será realizado amanhã (19), o Circuito Ambiental Rumo ao Desperdício Zero. A feira será promovida na Concha Acústica, que fica na rua Senador Souza Naves esquina com a rua Piauí, a partir das 8h, com previsão de término às 16h.
Durante o percurso, que contará com 13 barracas, os alunos da 4ª série vão conferir dicas de reciclagem e ser orientados em relação à segregação de resíduos. No evento, as crianças também receberão bonés, camisetas e lanche, incluindo uma lata de refrigerante. A embalagem será trocada por uma apostila, com jogos didáticos e histórias, enfatizando o meio ambiente.
Fotos: Luiz Jacobs