Dia de enfrentamento à violência contra a mulher é celebrado com programação durante a semana
A programação contempla oficinas e palestras, para que as mulheres e a sociedade saibam que há alternativas para situações de violência
Em comemoração ao Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher vai abrir segunda-feira (22) a programação da semana “Um Novo Tempo: mulheres rompendo com a violência doméstica”. Entre as atividades, está um ciclo de oficinas e outro de capacitação. As oficinas visam levar até as mulheres, que são vítimas desta forma de violência, orientação sobre como superar o problema. As atividades de capacitação serão destinadas a estudantes e profissionais e visam promover o debate sobre o tema, destacando a importância das políticas públicas de enfrentamento à violência e, também, o papel da sociedade neste processo.
Para a abertura, no saguão da Prefeitura, às 14h30, estão programadas apresentações artísticas e culturais, com a presença do prefeito Barbosa Neto e da secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, além da distribuição de adesivos para conscientização acerca do tema. No dia 25, quando é celebrado o Dia Internacional, haverá um ato público no Calçadão, entre as 9h e às 13h, com a participação das conselheiras municipais dos direitos da mulher e diversos parceiros para realizar um trabalho de conscientização com os transeuntes. Neste dia, também contaremos com a presença do Prefeito, teremos apresentações artísticas e o encerramento ficará por conta da Banda de Músicos de Londrina.
Nas oficinas, mulheres que atuam nos programas sociais da cidade vão receber orientações em dinâmicas de grupo, sobre como agir em situações de risco ou após agressões. As sessões serão segunda (22), quinta (25) e sexta-feira (26), das 14h às 16h30, em três regiões da cidade. A primeira será na Biblioteca Virtual, no jardim Franciscato; a de quinta-feira será na Igreja Peniel, do bairro Luis de Sá; e a última no Centro Comunitário do jardim Olímpico.
Conforme a secretária, o objetivo é mostrar às mulheres e a toda a sociedade a existência e eficácia dos serviços de atendimento à mulher. “Londrina teve um grande avanço, com a instalação da Vara Maria da Penha este ano, o que proporcionou atendimentos mais ágeis e a detenção dos agressores, podemos dizer que Londrina vive um novo tempo”, ressaltou.
Sueli também destacou que o projeto tem como objetivo mostrar às vítimas que há maneiras de sair dessa situação. “Embora saibamos da dificuldade que essas mulheres enfrentam, queremos frisar que tem saída. É possível que estas mulheres rompam esse ciclo de violência, procurando os serviços que a secretaria oferece”, explicou.
Além das oficinas, a programação também conta com um ciclo de capacitação para profissionais da área da saúde, que atendem mulheres que passaram por algum tipo de agressão. Na terça-feira (23), das 14h às 17h, haverá um encontro, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o tema “Lei Maria da Penha e a Política de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar”, Voltado a lideranças comunitárias femininas e dirigentes sindicais, no Sindicato dos Bancários.
No mesmo dia, também, será realizada a orientação sobre “Impactos da Violência na Saúde da Mulher”, aos alunos do 3º ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no auditório do Hospital Universitário, entre as 8h e as 12h. Para a quarta-feira (24), será ministrada uma palestra acerca da temática “O Crescimento da Violência Contra a Mulher e sua Repercussão na Saúde Emocional”, às mulheres beneficiárias da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), no próprio local, das 14 às 17h.
O encerramento desse ciclo de capacitação será na sexta-feira (26), com a abordagem “Gênero e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: compreendendo os serviços e a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência”, junto aos estagiários, aprendizes e funcionários recém-incorporados ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM). Este encontro será no auditório da Sercomtel, das 8h às 12h.
Todas as oficinas e capacitações serão ministradas por funcionários do CAM e pela própria secretária da Mulher.
Foto ilustrativa: Luiz Jacobs