Servidores da Saúde participam de Curso da Brigada de Incêndio
Atividades incluíram práticas de massagem cardíaca, aferimento de pulso e desobstrução de vias aéreas; nova etapa será realizada na segunda-feira, dia 25

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) promoveu nesta sexta-feira (22), das 8 às 14h, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), uma aula de primeiros socorros para servidores da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Realizada pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da SMRH, a atividade faz parte do curso de formação da Brigada de Incêndio que ficará responsável pela sede da SMS, localizada na Avenida Theodoro Victorelli, 103, Jardim Helena. Com 16 inscritos, o treinamento, que é ministrado por técnica de segurança do trabalho da DSO e pelo servidor da SME, Edivaldo Mariane Andrade, ocorreu no auditório da Prefeitura de Londrina. Entre os tópicos abordados, estão as atribuições do brigadista, técnicas de reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias aéreas.
Os participantes iniciaram a formação no dia 4 de janeiro, com atividades teóricas disponibilizadas on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina. Após a instrução desta sexta-feira (22), a próxima etapa será a aula prática sobre prevenção e combate a princípios de incêndios, que acontecerá na segunda-feira (25), das 8 às 14h, na sede da Prefeitura de Londrina.
Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, a formação das Brigadas de Incêndio é uma iniciativa inédita na administração municipal. No ano passado, a ação contou com capacitação prática de 34 servidores que atuarão como brigadistas no edifício-sede da Prefeitura de Londrina. “O objetivo primordial das capacitações é prevenir acidentes e, caso ocorram, preservar as vidas de servidores e munícipes. Como cada prédio da administração municipal tem características específicas, vamos formar uma brigada para cada edifício que comporte trabalhadores. Os próximos cursos serão realizados, até o dia 22 de fevereiro, junto aos servidores que trabalham nos prédios da Policlínica Municipal, Centrolab, Pronto Atendimento Infantil, Caapsml e as UPAs dos jardins Sabará e Jardim do Sol”, explicou.
A capacitação de brigadas de incêndio é obrigatória para todas as edificações que comportem trabalhadores e está prevista na Norma Reguladora no 23, do Ministério do Trabalho. Além desta regulamentação, o curso também é orientado pelo Procedimento Técnico NPT-17, do Corpo de Bombeiros do Paraná.
De acordo com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, as atividades têm o propósito de treinar os participantes para que se antecipem e evitem situações de risco. “Os brigadistas trabalham em locais onde há bastante circulação de pessoas. O foco principal é a prevenção, preparando os servidores para que realizem inspeções periódicas de segurança. O treinamento abrange, também, orientações sobre como agir em situações de emergência, incluindo ocasiões que envolvam crianças, idosos e pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida”, explicou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, pelo telefone 3376-2571.