Cidadão

Curso de Brigada de Incêndio realiza nova aula prática

Nesta etapa, servidores da Secretaria Municipal de Saúde aprenderam sobre as classes de incêndio e a funcionalidade dos tipos de extintores

Os servidores que trabalham na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram nesta segunda-feira (25), das 8h às 14h, de mais uma etapa do curso de formação da Brigada de Incêndio. Nesta aula prática, que aconteceu no estacionamento da Prefeitura de Londrina, os 16 participantes aprenderam sobre prevenção e combate a princípios de incêndios.

Foto: Vivian Honorato

Os trabalhos foram coordenados pela técnica de segurança do trabalho da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), Luciana Bordignon, e pelo servidor da Secretaria Municipal de Educação (SME), Edvaldo Mariane de Andrade.

De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, a formação de brigadistas foi inserida na programação da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) com a principal finalidade de salvar vidas. “A orientação das pessoas, sobretudo em como se comportar diante de um incêndio, faz toda a diferença na preservação e integridade física, individual e coletiva. Nossa equipe deseja trabalhar essencialmente na prevenção, ou seja, promovendo ações para que não aconteça um acidente, mas também instruindo como se deve agir num caso fortuito, a fim de que não haja prejuízo humano”, salientou a secretária da pasta.

Segundo a técnica e gerente de Segurança Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, os participantes aprenderam sobre as práticas de prevenção e combate à incêndios, com o objetivo de treiná-los para atuarem em qualquer situação de emergência. “Nesta aula, eles viram sobre as classes de incêndio, inspeção, modo de usar e os tipos de extintores para os determinados tipos de incêndios, que podem ser ocasionados por eletricidade, combustíveis, assim como cuidados com o gás GLP”, destacou.

Bordignon comentou ainda que, para concluir o curso da Brigada de Incêndio, será realizada mais uma aula prática, que corresponde à última etapa do processo. “Terá mais uma aula sobre simulação de emergência de abandono do local, que será realizada na sede administrativa da Saúde”, comentou.

Foto: Vivian Honorato

Sobre o curso – É realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da DSO, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo do curso da Brigada de Incêndio é capacitar os servidores para que possam prevenir possíveis acidentes e, caso ocorram, estarem preparados para as situações de emergência.

A iniciativa é orientada pela Norma de Procedimento Técnico NPT-17, do Corpo de Bombeiros do Paraná. Além da prevenção de desastres e do controle de princípios de incêndios, os participantes também foram treinados para realizar atendimentos de primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Por meio de aulas teóricas on-line, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo da Prefeitura, os participantes têm acesso à conteúdos como: teoria do fogo; propagação do fogo; classes e tipos de incêndio; inspeção e modo de usar os extintores para cada situação; sinalização de emergência e outros temas pertinentes ao curso. Todos os servidores recebem seus certificados por meio da Escola de Governo.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, pelo telefone 3376-2571.

Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos