Solenidade lança pedra fundamental do Parque João Milanez
Obra será uma importante reserva ecológica e vai oferecer opções variadas de lazer à população
A população londrinense está convidada a prestigiar a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Parque Ecológico João Milanez, que será realizada amanhã (3), às 9h45h, com a presença do Prefeito de Londrina, Barbosa Neto. O Parque está localizado no jardim Vale Azul, região sul da cidade.
O local, situado há 6 km do centro de Londrina, no final da avenida Europa, tem uma área total de 157 alqueires de preservação ambiental permanente, o que o torna duas vezes maior que o Central Park de Nova Iorque. A principal função do espaço é recuperar a vegetação natural e a mata ciliar que já havia sido devastada.
No parque, já foi instalado um viveiro e serão implantadas mata ciliar e mata de preservação permanente. Está no projeto, também, a criação de trilhas ecológicas e interpretativas, áreas de recreação, ciclovia e o museu de história natural. O Secretário do Ambiente, José Novaes Faraco, anunciou ainda que serão concedidas licenças provisórias para grupos como Jeep Clube e Clube de Tradições Gauchas (CTG) para realizações de atividades.
A Sema vai utilizar o espaço para fazer estudos no solo, clima e pesquisas da biodiversidade do lugar. Faraco revelou que, para auxiliar os estudos da Secretaria, será feita uma parceria com o centro de pesquisas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O Secretário do Ambiente explicou que, há alguns anos, o local sediava a Fazenda Refúgio, comprada pela COHAB para construção de casas populares. Porém, estudos revelaram que a topografia do lugar era imprópria para as construções, inviabilizando-se, assim, o projeto inicial. Com o tempo, famílias invadiram o local.
De acordo com o secretário, as 17 famílias que viviam no local foram realocadas. “O que nós fizemos foi retirar as famílias do local, reintegrar a posse e colocar nossos funcionários para trabalhar na adequação do parque. Não tivemos gastos públicos”, esclareceu.
Faraco ressaltou que a obra é importante, pois será uma reserva ecológica da cidade. “Vai ajudar a limpar o ar da cidade, funcionando como um pulmão verde e revertendo os efeitos da inversão térmica”, declarou.
A escolha do nome Parque Ecológico João Milanez é uma homenagem prestada pelo Município ao fundador da Folha de Londrina que, durante sua vida, participou de lutas e utilizou seu prestígio em favor da cidade.




