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Município e entidades lançam campanha “É Preciso Frear o Contágio” para conter a Covid-19

Objetivo é conscientizar a população de Londrina e região sobre a importância de utilizar meios preventivos ao novo vírus

Com a aproximação do Carnaval e possíveis aglomerações, a Prefeitura de Londrina e diversas entidades da sociedade civil organizada chamam a atenção da população para as medidas preventivas contra o contágio pelo novo Coronavírus. Elas uniram forças e lançaram ontem (11) a campanha É Preciso Frear o Contágio.

A ideia é divulgar peças publicitárias com orientações sobre a doença e os meios de preveni-la. Para isso, durante os próximos 30 dias, a população verá diversas propagandas divulgando os hábitos e as medidas para reduzir a transmissão viral. Serão oito peças de comunicação, em formato digital que serão divulgadas semanalmente.

Os organizadores esperam que a população contribua se cuidando e ajudando a divulgar essas medidas simples, porém eficazes. Entre elas estão o uso de máscara facial, o hábito de lavar as mãos com sabão ou limpá-las frequentemente com álcool em gel a 70%, e o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro.

A primeira peça da campanha já está disponível nas redes sociais das entidades participantes e pode ser compartilhada pelo público (clique aqui para ver). Ela traz a frase “Não é porque você não vê o vírus, que ele não existe” e explica que pesquisas científicas apontam que o coronavírus consegue sobreviver fora do corpo humano, em diversas superfícies, por horas seguidas.

De acordo com o relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quinta-feira (11), “estudos demonstraram que o vírus da COVID-19 pode sobreviver por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em cobre e menos de 24 horas em papelão”. Por isso, a higienização dos locais de trabalho, estudos e de outros afazeres domésticos é tão necessária, assim como o hábito de não tocar os olhos, a boca e o nariz.

Covid-19 em números – A OMS também atualizou os dados da doença e apontou que mais de 106 milhões de casos de Covid-19 já se confirmaram no mundo, sendo que 2,3 milhões de pessoas vieram a óbito devido à pandemia. Destas, apenas na região das Américas, quase 29,5 milhões de infectados conseguiram se recuperar. Em Londrina, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já confirmou mais de 34 mil casos positivos, sendo que 32.836 conseguiram melhorar, mas 629 cidadãos vieram a óbito.

Outra preocupação das autoridades é quanto aos casos mais graves da doença, que necessitam de internação em Unidades de Terapia Intensivas. No momento, de acordo com o dashboard da SMS, dos 309 leitos de UTI adulto, 225 já estão ocupados, ou seja, 72,8%. Com relação às UTIs pediátricas, das 71 disponíveis, 41 estão com pacientes, o que representa 57,7% de ocupação. “Nosso objetivo é divulgarmos as informações sobre a Covid-19, para que a população se conscientize e mantenha os cuidados preventivos, não relaxando agora no período do Carnaval”, disse o secretário de saúde, Felippe Machado.

Integram a campanha a Prefeitura Municipal de Londrina, o Hospital Universitário de Londrina (HU), a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), a Organização Não Governamental Canaã, o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap), o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina (Sincovave), o Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal Norte), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon Norte) e a Sociedade Rural do Paraná.

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Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

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