Iluminação vandalizada na Estrada das Três Figueiras
Sercomtel Iluminação registrou 49 equipamentos depredados ao longo da via, que liga a Avenida Saul Elkind a Ibiporã

Vândalos e desocupados voltaram a depredar a iluminação do prolongamento da Avenida Saul Elkind, na região Norte, que vai da Estrada das Três Figueiras e até o Contorno Norte de Ibiporã, numa extensão de 5 mil metros. O trecho possui 139 pontos de iluminação padrão vapor de sódio, mas os técnicos da Sercomtel Iluminação, responsável pelo serviço de iluminação pública de Londrina, identificaram nos últimos dias o problema em 49 luminárias. A empresa registrou Boletim de Ocorrência e já fez os reparos necessários.
Esta é a quinta vez que a companhia aponta atos de vandalismo naquela área, que é relativamente isolada e possui pouca ocupação urbana. O trânsito de veículos também é pequeno, o que também favorece a criminalidade. A Sercomtel Iluminação suspeita de ações deliberadas, uma vez que todas as unidades vandalizadas são sequenciais e localizadas no mesmo trecho da estrada, próximo da Avenida Pedro Boratin, de indústrias e propriedades rurais.

O gerente de Operações da companhia, Hélder Cavalcante de Oliveira, lamenta o caso e afirma que todas as ocorrências anteriores também possuem as mesmas características: “Eles passam cortando apenas a fiação dos reatores, o que compromete inteiramente o acionamento das luminárias”, explica ele. Reator é um dispositivo elétrico, fixado atrás do poste ou da luminária, que garante o funcionamento da lâmpada ao assegurar a passagem de corrente elétrica adequada, que sai da rede de energia. “As luzes ficam completamente apagadas. Parece que alguém corta os fios para manter o local na escuridão de propósito”.
Oliveira aponta que as luminárias em si não são depredadas ou furtadas, apenas a fiação dos reatores é avariada. A Sercomtel Iluminação já encaminhou o caso à autoridade policial.
Furtos – Problemas de depredação na rede de iluminação pública não são recorrentes em Londrina. No ano passado, por exemplo, a Sercomtel Iluminação registrou cinco casos de furtos e vandalismo em toda a cidade. Foram furtados 310 metros de cabos, além de problemas como arrombamentos de caixas de passagem, disjuntores e outros equipamentos.