Destaques

Drive-thru da Reciclagem arrecada 11 toneladas de lixo eletrônico

Quase 400 veículos participaram da iniciativa, que coletou eletrodomésticos, óleo vegetal, placas de raio X, roupas e calçados

No último sábado (20), a população de Londrina se mostrou preocupada com o meio ambiente e o descarte correto de materiais recicláveis. Isso porque, durante o primeiro Drive-thru da Reciclagem de 2021, foram entregues 11 toneladas de lixo eletrônico, cerca de 200 litros de óleo vegetal, 30 quilos de chapas de raio X e 20 quilos de pilhas e baterias velhas. Ao todo, 379 veículos participaram da ação realizada no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas (rua da Natureza, 155, Jardim Piza).

Foto: SEMA

Entre os produtos entregues havia diversos tipos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como televisores, máquina para fazer pão, aspirador de pó, enceradeira, videocassetes, aparelhos de rádio e de DVD, impressoras, telas de computador, CPUs, teclados e mouses. Além desses, outros itens foram aceitos, como óleo de cozinha usado, placas de raio X velhas, roupas, calçados, acessórios, pilhas e baterias.

Segundo a Gerente da Educação Ambiental da SEMA, Mariza Pissinati, além da quantidade de materiais, a participação efetiva da população surpreendeu os organizadores. “Até às 10h36 já tinham passado mais de 100 veículos pelo Drive-thru da Reciclagem; e o resultado da ação na SEMA foi mais que surpreendente”, disse a gerente.

Durante a ação, os servidores da Secretaria Municipal do Ambiente fizeram um levantamento sobre como a população se informa dessas ações. No caso específico do drive-thru de sábado, a maioria viu reportagens na televisão (112 pessoas), recebeu o aviso por Whatsapp (72) e ouviu na programação das rádios (60). Além disso, outros meios de comunicação contribuíram para a participação de todos, visto que os sites de notícia, jornais impressos, site da Prefeitura de Londrina, Facebook, Instagram e outros meios também foram citados.

Foto: SEMA

A destinação correta de materiais recicláveis é importante, pois eles carregam consigo muitos componentes eletrônicos, que podem contaminar o solo e o lençol freático com substâncias nocivas, como os metais pesados (mercúrio, berílio e chumbo) que são altamente prejudiciais à saúde humana e de animais e plantas. Por isso, todos os materiais entregues serão selecionados.

Roupas, calçados e acessórios que estiverem em bom estado serão doados às instituições de caridade. Aqueles que não puderem serão descartados com a ajuda da Rotary Club de Londrina Sul, que é parceiro da iniciativa. A quantidade de roupas e calçados doados ainda estão sendo computados e deve ser divulgada na quarta-feira (24).

Balanço – Desde 2020, com as ações do Drive-thru da Reciclagem, a Prefeitura de Londrina ajudou a população a descartar corretamente 16,4 toneladas de eletroeletrônicos, 62 quilos de pilhas e baterias portáteis, 566 litros de óleo vegetal usado, mais de 10.500 peças de roupas, calçados e acessórios, além de mais de 52 quilos de chapas de raio X.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental, Mariza Pissinati, pelo 3372-4768/69 ou 98448-8376.

 

Atualizado dia 22 de fevereiro, às 16h34

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos