Fonte Luminosa e restauração do cadeião: presentes para Londrina
Além destas obras, no aniversário de 76 anos, Londrina ainda ganhou novas sedes do SESC e do SENAC, na região norte
Os londrinenses foram agraciados com dois presentes no aniversário de 76 anos da cidade. A Quadra Construtora, que completou 25 anos, presenteou a cidade com uma belíssima Fonte Luminosa, que foi batizada de Gustavo Pitta Lopes Aquino. Localizada na rotatória das Avenidas Madre Leônia Milito e Ayrton Senna, a obra integra o projeto Londrina Bela e das Fontes, criado pela Quadra, e Quem ama Cuida, da CMTU.
Na inauguração, ontem, mais de sete mil pessoas compareceram ao local para ver o acender das luzes da fonte e assistir ao show da Família Lima, grupo instrumental mais famoso do país e que trouxe em seu repertório um show recheado de musicalidade e emoção. O prefeito Barbosa Neto esteve presente acompanhado da esposa Ana Laura Lino Barbosa, e dos filhos Matheus, João Henrique e Felipe.
Outro presente recebido pela cidade foi na própria sexta-feira, dia 10 de dezembro, quando o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, assinaram o termo de cessão de uso para que a entidade classista possa restaurar o prédio da antiga Cadeia Pública (Cadeião) da rua Sergipe, e transformá-lo em um espaço cultural.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu ao gesto da Fecomércio e de seu presidente Darci Piana, em recuperar o prédio do cadeião, que foi inaugurada em outubro de 1939. “Ao invés de gritos e torturas, as paredes deste prédio vão ecoar versos, músicas e prosas”, disse o prefeito. Ele lembrou que a ação da prefeitura está resgatando o patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade. “É um prédio que tem toda uma simbologia. O que antes era motivo de vergonha, em breve espaço de tempo, será motivo de orgulho”, discursou.
O projeto de revitalização do Cadeião terá início, já no começo do próximo ano e respeitará as características de ser um prédio histórico. Ele será transformado em um espaço sociocultural e turístico. O convênio consiste em uma ampla reforma na antiga Cadeia Pública, com instalação de auditório, biblioteca, salas para oficinas e cursos, galeria e atelier de artes, salas para ensaios e práticas de atividades musicais, teatrais e de dança. O espaço físico foi cedido pelo município, em regime de comodato por 25 anos, ao Fecomércio que na contrapartida, vai investir cerca de R$ 2 milhões na reforma do prédio histórico. A Câmara Municipal de Vereadores de Londrina aprovou a lei de cessão de uso.
Diversas autoridades participaram da solenidade. Entre elas, o deputado federal Alex Canziani (PTB), o deputado estadual Neivo Beraldin (PDT); o presidente da Câmara de Vereadores José Roque Neto (PTB), além do delegado chefe da Polícia Civil, Sérgio Barroso, entre lideranças da cidade.
Sesc/Senac
A região norte da cidade vai ganhar uma sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) e outra do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em contrarpartida, a Prefeitura de Londrina concedeu um terreno de 9.000 metros quadrados, sendo 4.000 ao Senac e os demais 5.000 ao Sesc.
No primeiro, será construída a sede do Senac, que propiciará cursos de educação profissional gratuitos em sete áreas diferentes de ensino, como turismo e hotelaria, e gastronomia, por meio do programa Senac Gratuidade. Esse projeto vai qualificar ainda mais a mão-de-obra londrinense, oriunda das escolas públicas, e proporcionar ao comércio local ter profissionais cada vez mais capacitados. Uma média de formação anual de 14 mil alunos devem passar pelos cursos do Senac. Com a criação do Senac da região norte, a unidade central poderá se desafogar e oferecer outros cursos técnicos de ensino superior.
Também haverá a construção de uma nova unidade do Sesc, com escola infantil, salas para cursos de atualização pessoal e inclusão digital, além de um ginásio de esportes integrado com academias e salas de ginástica, que possibilitarão a prática de mais de 15 modalidades esportivas. Todas as implantações proporcionarão atividades de esporte e lazer gratuitas à população dos bairros adjacentes.
O prazo para implantação dos dois órgãos é de dois anos, para os quais serão investidos aproximadamente R$ 15 milhões, entre a construção e instalação de equipamentos e toda a infra-estrutura. O terreno doado pela prefeitura se localiza na rua da Cegonha, esquina com avenida Saul Elkind.
Fotos: Luiz Jacobs