Destaques

Londrina tem seu primeiro primeiro CREAS municipal

Prefeito Barbosa Neto inaugurou hoje o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, que fica na rua Ribeirão Preto, 51 – Jardim San Remo

Prefeito Barbosa Neto inaugurou hoje o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, que fica na rua Ribeirão Preto, 51 – Jardim San Remo

O prefeito Barbosa Neto inaugurou hoje o primeiro Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) municipalizado, em evento ocorrido na própria sede do órgão, na Rua Ribeirão Preto, 51 – Jardim San Remo.

Também participaram da solenidade, a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali; a diretora do projeto Sinal Verde, que atua diretamente no CREAS I, Edna Rocha; a coordenadora do CREAS I, Lucineia Maria Ribeiro e o diretor da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL), Padre Carlos Wesley.

Em seu discurso, Barbosa Neto parabenizou a todos os envolvidos e destacou que o CREAS I é uma conquista histórica. “Essa é uma grande vitória do governo e da assistência social. Esse trabalho não aparece, mas é fundamental”, declarou. O prefeito ressaltou que municipalizar o CREAS I é uma responsabilidade da administração municipal. “Com o CREAS público, nós estamos cumprindo o que determina o Sistema Único da Assistência Social”, disse.

Em seu discurso, Barbosa Neto parabenizou a todos os envolvidos Durante o seu discurso, ao destacar os avanços conquistados nessa área, o prefeito enumerou ações importantes, como a instalação de sede própria para o Conselho Tutelar no conjunto Maria Cecília, o aumento do salário dos conselheiros e a criação da lei que regulamenta as políticas públicas da secretaria de Assistência Social. Ele detalhou ainda que o orçamento desta pasta, no próximo ano, será, pela primeira vez, de 7% do orçamento do município. “São todas grandes conquistas. Ninguém imaginaria que a assistência social chegaria a 7% do orçamento”, observou o prefeito.

A secretária Jacqueline Micali lembrou que o CREAS é a concretização de um sonho. “Hoje é um dia de festa, de realização de um sonho, que começou há muito tempo, de que o poder público deveria assumir esse papel”. A secretária observou que, no início, poucas pessoas acreditavam na municipalização do CREAS. “Quando eu cheguei à secretaria, ninguém acreditava que nós iríamos conseguir, porque, até então, ninguém tinha assumido isso. É preciso de muita coragem”, afirmou.

A secretária lembrou, ainda, do concurso público, que será feito para contratação de uma equipe interdisciplinar apta a trabalhar com aLondrina tem seu primeiro primeiro CREAS municipal questão de moradores de rua. “Nós teremos um concurso público que, há 14 anos, não é feito. Será um concurso para auxiliar educativo”. Jacqueline finalizou agradecendo o prefeito Barbosa Neto, por olhar com carinho para a assistência social. O poder público tem a responsabilidade de assumir aquilo que é seu. Portanto, parabéns ao prefeito Barbosa Neto, por não fugir à responsabilidade”, disse.

A diretora do projeto Sinal Verde, Edna Rocha, lembra que a assistência social vive um momento importante e pediu que todos colaborem para a continuidade do trabalho. “Este CREAS está se formando, tocado pelo poder público. Este é um bom momento, mas ainda vamos precisar do não governamental”, disse. A Coordenadora do CREAS I, Lucinéia Maria Ribeiro, também ressaltou a importância do momento vivido e do CREAS. “É uma honra,  estarmos à frente deste serviço, o primeiro estatal, que é uma marca desta gestão”, comentou Lucinéia.

O diretor da EPESMEL, Padre Carlos Wesley, avaliou o CREAS como uma vitória, que passa a olhar com mais carinho para as pessoas em situação de rua. “Uma conquista para a cidade de Londrina de fundamental importância, principalmente na acolhida e na defesa da vida dessas pessoas que vivem na rua. A cidade está tendo esse olhar carinhoso e atencioso de acolhida para com elas.”

O CREAS realiza um serviço de atenção a pessoas em situação de rua, abordando e atendendo crianças, adolescentes e moradores de rua, buscando possibilitar a essa população a organização de seu projeto de vida. No próximo ano, os outros dois centros de Londrina também serão municipalizados.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos