Cidade

Movimento Londrina Competitiva promove 2ª Prestação de Contas

Movimento trabalha para implantar o Programa Modernizando a Gestão Pública em Londrina.

A segunda Reunião Trimestral de Posicionamento do Programa Modernizando a Gestão Pública de Londrina (PMGP Londrina) foi realizada ontem (20) no Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (SINDUSCON). Compareceram à reunião, representantes das 133 empresas patrocinadoras do projeto, além dos membros do Movimento Londrina Competitiva (MLC).

A abertura e o agradecimento público aos empresários patrocinadores foi feita pelo vice-prefeito, José Joaquim Martins Ribeiro. Em seguida, o coordenador do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG), André Chaves, fez o resumo do PMGP Londrina e indicou que agora entra a nova etapa, a de acompanhamento das metas e plano de ação. Chaves ainda destacou o empenho dos servidores municipais envolvidos em 831 ações de melhoria no desempenho da gestão pública municipal.

Kentaro Takahara, coordenador do PMGP Londrina na prefeitura e empresário do Movimento Londrina Competitiva, realizou a prestação de contas de posicionamento de dois projetos, o Gerenciamento Matricial das Despesas (GMD) e das Receitas (GMR). Destacou, em sua fala, que a meta do programa é colocar nos cofres públicos do município a quantia de R$ 59 milhões, de janeiro a dezembro de 2011.

Marco Cito, Secretário de Gestão Pública, falou sobre a situação do projeto Reestruturação Operacional e de Processos de Compras (ROP Compras), destacando que os três procedimentos priorizados estão sendo trabalhados e detalhou algumas ações, que estão em andamento em sua secretaria, para melhorar o sistema de licitação. O secretário municipal da saúde, Agajan Der Bedrossian,  destacou os nove procedimentos em andamento na área da saúde, cuja premissa pedida pelo prefeito Barbosa Neto foi a de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento ao cidadão londrinense. Por fim, o representante da comissão organizadora do Movimento Londrina Competitiva, Oswaldo Pitol, agradeceu aos servidores pelo comprometimento em trabalhar 831 ações de melhorias nos 4 projetos e do entusiasmo do prefeito Barbosa Neto com o PMGP Londrina.

De acordo com Kentaro Takahara, esta é a segunda prestação de contas realizada pelo município. A primeira ocorreu no dia 16 de setembro. “Na primeira fase, foram feitos os diagnósticos e levantadas informações.” Agora, na segunda fase, a partir de janeiro de 2011, é a etapa de acompanhamento, “em que começa o cumprimento das metas estabelecidas”, observou Takahara.  Ele explicou, ainda, que as prestações são trimestrais com os patrocinadores e, mensalmente, o prefeito faz uma checagem de como está o andamento do projeto.

O Movimento Londrina Competitiva desenvolve quatro projetos: o GMD (Gerenciamento Matricial das Despesas do Município) e o GMR (Gerenciamento Matricial das Receitas do Município). Estes dois juntos tratam do equilíbrio fiscal das contas da Prefeitura. Enquanto o ROP-Saúde (Redesenho Operacional dos Processos da Saúde) e o ROP-Compras têm a função de redesenhar os processos, para que se tornem mais ágeis, mais seguros, mais transparentes e econômicos.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel e empresário do Movimento Londrina Competitiva, Marcus von Borstel,  argumentou que os projetos “proporcionam vantagens financeiras em primeira instância, pois é um ganho de mais de R$59 milhões nos cofres da Prefeitura para 2011.” “Esse dinheiro poderá ser utilizado em investimentos, preferencialmente na área da saúde, educação e obras, além de melhorar o atendimento e qualidade de vida ao cidadão”. Apontou como vantagens do Movimento, e completou: “a tecnologia aplicada nestes meses de consultoria ficará como um legado aos servidores municipais. Essa valorização do servidor público é um marco da administração Barbosa Neto”, concluiu Von Borstel.

Movimento Londrina Competitiva

No início deste ano, o prefeito Barbosa Neto implantou na cidade um modelo de modernização da gestão pública, inspirado no Movimento Brasil Competitivo (MBC).  As ações realizadas pelo MBC, por meio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG), objetivam fazer com que os investimentos da prefeitura sejam usufruídos com mais economia, celeridade e eficiência, promovendo diminuição de gastos e aumento nas receitas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos