CMTU realizou muitas melhorias viárias em 2010
Entre as medidas, estão a implantação das faixas exclusivas para ônibus e dos parquímetros e o reforço da Campanha Pé na Faixa
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promoveu várias ações para melhorar a malha viária na cidade de Londrina. Entre essas ações, está a criação de duas faixas exclusivas para ônibus na Avenida Duque de Caxias e na Rua Professor João Cândido. De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a criação das faixas diminuiu em 10 minutos o tempo necessário para concluir a trajetória dos ônibus. “Essa diminuição no tempo das viagens possibilitou aos ônibus o cumprimento de horários. O que é também uma característica da gestão do prefeito Barbosa Neto de priorizar o sistema de transporte público”. Wilson lembra que um automóvel particular circula com uma média de 1.3 pessoas, enquanto o transporte coletivo circula com até 80 pessoas.
Neste ano, houve ainda um reforço na Campanha Pé na Faixa. O diretor de Trânsito observou que houve uma grande aceitação da campanha pelos londrinenses. “Promovemos várias blitz educativas, em uma delas, tivemos a participação de 300 pessoas. Obtivemos também a participação das escolas públicas e particulares e grande divulgação da campanha pelos meios de comunicação”. Jesus observa anda que a Campanha Pé na Faixa tem um grande retorno, pois faz com que a sociedade discuta o trânsito. “Houve uma mudança no comportamento, tanto o motorista quanto o pedestre passaram a discutir de forma mais profunda o seu papel no trânsito”, disse.
Outra inovação foi a instalação de parquímetros nas ruas próximas ao centro cívico da cidade (Prefeitura, Fórum e Câmara) e na Avenida Bandeirantes. Wilson de Jesus destaca que os parquímetros têm a vantagem de utilizar tecnologia e de ser uma forma mais justa de pagamento do que os velhos cartões utilizados pela Zona Azul. “O valor, depois da primeira meia hora, é cobrado por minuto e assim as pessoas pagam pelo tempo utilizado”, afirma.
Nas ruas Santos, Belo Horizonte e Paranaguá, foi retirado o estacionamento em um dos lados da via o que, segundo Jesus, foi mais uma medida para melhoria vária. “Ajudou a desafogar o fluxo de carros, o que é uma medida importante, ainda mais em vias de grande movimento como essas”, afirmou.
O Terminal Urbano recebeu uma faixa elevada de pedestre, na Rua Benjamin Constant, entre a Rua Professor João Cândido e Avenida São Paulo. A faixa garante uma travessia mais segura aos pedestres, evitando a entrada e saída de ônibus. “Ela propiciou a prioridade de passagem do pedestre”, ressaltou o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU.
Outro destaque foi a criação das linhas 802, que liga o Jardim Ouro Verde ao centro cívico, 803, a primeira linha a percorrer a Avenida Maringá inteira, e a linha 806, que liga a Avenida Saul Elkind ao Shopping Catuaí. “Elas dão mais opção de escolha aos passageiros e ajudam a desafogar o movimento no terminal central”, destacou o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU. Essas são algumas das ações realizadas pela CMTU este ano. “Essas ações priorizam um ganho significativo na qualidade de vida dos londrinenses”, finalizou Wilson de Jesus.




