Cidade

CMTU realizou muitas melhorias viárias em 2010

Entre as medidas, estão a implantação das faixas exclusivas para ônibus e dos parquímetros e o reforço da Campanha Pé na Faixa  

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promoveu várias ações para melhorar a malha viária na cidade de Londrina. Entre essas ações, está a criação de duas faixas exclusivas para ônibus na Avenida Duque de Caxias e na Rua Professor João Cândido. De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a criação das faixas diminuiu em 10 minutos o tempo necessário para concluir a trajetória dos ônibus. “Essa diminuição no tempo das viagens possibilitou aos ônibus o cumprimento de horários. O que é  também uma característica da gestão do prefeito Barbosa Neto de priorizar o sistema de transporte público”. Wilson  lembra que um automóvel particular circula com uma média de 1.3 pessoas, enquanto o transporte coletivo circula com até 80 pessoas.

Neste ano, houve ainda um reforço na Campanha Pé na Faixa. O diretor de Trânsito observou que houve uma grande aceitação da campanha pelos londrinenses. “Promovemos várias blitz educativas, em uma delas, tivemos a participação de 300 pessoas. Obtivemos também a participação das escolas públicas e particulares e grande divulgação da campanha pelos meios de comunicação”. Jesus observa anda que a Campanha Pé na Faixa tem um grande retorno, pois faz com que a sociedade discuta o trânsito. “Houve uma mudança no comportamento, tanto o motorista quanto o pedestre passaram a discutir de forma mais profunda o seu papel no trânsito”, disse.

Outra inovação foi a instalação de parquímetros nas ruas próximas ao centro cívico da cidade (Prefeitura, Fórum e Câmara) e na Avenida Bandeirantes. Wilson de Jesus destaca que os parquímetros têm a vantagem de utilizar tecnologia e de ser uma forma mais justa de pagamento do que os velhos cartões utilizados pela Zona Azul. “O valor, depois da primeira meia hora, é cobrado por minuto e assim as pessoas pagam pelo tempo utilizado”, afirma.

Nas ruas Santos, Belo Horizonte e Paranaguá, foi retirado o estacionamento em um dos lados da via o que, segundo Jesus, foi mais uma medida para melhoria vária. “Ajudou a desafogar o fluxo de carros, o que é uma medida importante, ainda mais em vias de grande movimento como essas”, afirmou.

O Terminal Urbano recebeu uma faixa elevada de pedestre, na Rua Benjamin Constant, entre a Rua Professor João Cândido e Avenida São Paulo. A faixa  garante uma travessia mais segura aos pedestres, evitando a entrada e saída de ônibus. “Ela propiciou a prioridade de passagem do pedestre”, ressaltou o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU.

Outro destaque foi a criação das linhas 802, que liga o Jardim Ouro Verde ao centro cívico, 803, a primeira linha a percorrer a Avenida Maringá inteira, e a linha 806, que liga a Avenida Saul Elkind ao Shopping Catuaí. “Elas dão mais opção de escolha aos passageiros e ajudam a desafogar o movimento no terminal central”, destacou o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU. Essas são algumas das ações realizadas pela CMTU este ano. “Essas ações priorizam um ganho significativo na qualidade de vida dos londrinenses”, finalizou Wilson de Jesus.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos