Prefeito Barbosa Neto recebe prêmio em São Paulo

O prêmio de Prefeito Amigo do Catador foi entregue ao prefeito pelo presidente Lula e pela presidente eleita Dilma Rousseff
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, recebeu das mãos do presidente Lula e da presidente eleita, Dilma Roussef, o “Selo Prefeito Amigo do Catador” em meio a uma cerimônia com milhares de pessoas emocionadas.O evento ocorreu nesta quinta-feira no Congresso ExpoCatadores Brasil.
Poucos tiveram o privilégio de ser agraciados com o selo, oferecido aos municípios que cumpriram, integralmente, as metas de recuperação ambiental estipuladas pelo governo Lula. O prefeito foi reconhecido por seu trabalho na cidade de Londrina, com programas de recuperação de lixões e o “desperdício zero”, iniciativas, promovidas pela Copersil, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina, que estão servindo de exemplos para outras cidades do Brasil.
Em meio há faixas e baners de todos os cantos país, havia um, confeccionado a pedido do prefeito Barbosa Neto, felicitando Lula e Dilma. Ao verem a faixa, londrinenses, presentes no evento, paravam e tiravam fotos para recordação.
O Selo Amigo do Catador foi criado em 2004 pelo MNCR, com o objetivo de premiar, anualmente, as iniciativas que tiveram destaque na contribuição com os catadores e suas organizações. O prêmio é considerado uma espécie de certificação, para aqueles que promovem e garantem a inclusão do catador na coleta seletiva.
Londrina recebeu o título em reconhecimento à política municipal implantada pelo prefeito Barbosa Neto, que trata a coleta seletiva como um serviço público e desenvolve o processo de inclusão social.
Entre as ações, está o incentivo à organização da Coopersil e à remuneração do serviço realizado pelos catadores, que possibilita o aumento na renda dos trabalhadores e a formalização, com o recolhimento do INSS. Equipamentos como carrinhos elétricos e prensas viabilizadas pela administração, também, garantem à Coopersil a negociação direta com os compradores da reciclagem, eliminando os atravessadores.
“Além do apoio da prefeitura, a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas é um dos diferenciais desse trabalho, reforçado com a visita constante dos catadores em todas as residências do município. Prova disso é a presença de entrepostos da Coopersil em vários pontos da cidade”, destacou Barbosa Neto.
“O prefeito de Londrina tomou decisões corretas na hora de montar uma cooperativa em amplo funcionamento como a Coopersil, aumentando a renda mensal e dando mais dignidade para diversos catadores”, observou a gestora de coleta seletiva da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marilys Garani, que já está em São Paulo, representando o município. “É um modelo que inclui socialmente os trabalhadores, garante a autogestão da cooperativa, qualificando os profissionais e destinando corretamente o material reciclado ao ciclo produtivo”, completou.
É o segundo prêmio recebido pelo prefeito Barbosa Neto, em virtude da política de coleta seletiva realizada em Londrina. No ano passado, recebeu o “Del Agua America Latina y El Caribe”, na cidade do México. Na oportunidade, o troféu foi recebido das mãos do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno; e do presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral da Empresa de Fomento Econômico Mexicana (FEMSA), José Antônio Fernandéz Carbajal.
Há exatamente um ano, o prefeito, atendendo ao convite do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, participou da celebração de Natal da população em situação de rua e dos catadores de material reciclável, organizado pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua e pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, em São Paulo.
Da Redação




