Sala do Contador agiliza atendimento na prefeitura
Local funciona como interlocução direta da administração municipal com os empresários da cidade; mais de 300 pessoas já aderiram ao Alvará Fácil
Considerada como uma interlocução direta da prefeitura com o empresariado local, a Sala do Contador, que funciona ao lado da Secretaria Municipal do Idoso, já apresenta resultados positivos em sete meses de funcionamento. Alicerçada pelo objetivo de estreitar o laço da administração pública com o empresariado da cidade, o local também agiliza o processo burocrático de assuntos específicos.
De acordo com o secretário de Fazenda, Lindomar Mota dos Santos, o atendimento para os casos destinados atualmente para a Sala do Contador eram feitos anteriormente nas praças localizadas no saguão da prefeitura. “Atender casos comuns com solicitações ligadas a abertura de novas empresas em Londrina não era uma combinação efetiva. Com a criação de um local específico para essas questões, a agilidade no funcionamento de novas instituições tornou-se algo real”, comentou.
Reivindicação da categoria há 30 anos, Santos argumentou que o atraso na abertura de novas empresas na cidade tem efeito cascata, ou seja, afeta outras áreas trabalhistas. “Se em 60 dias o estabelecimentos não funcionar, serão 60 dias sem contratar nenhum funcionário e obter lucro. E esse quadro também prejudica a prefeitura, que deixa de arrecadar mais tributos”, afirmou o secretário.
Segundo o vice-prefeito José Joaquim Ribeiro, que atua como contador há 40 anos, o local é importante para a classe. “Estamos falando de um profissional que cuida da vida fiscal, algo essencial para o bom funcionamento de uma empresa”, observou. Atualmente, a Sala do Contador, que funciona no prédio da prefeitura das 12h às 18h, atende em média 15 pessoas por dia.
Alvará Fácil
Adotada no governo do prefeito Barbosa Neto, a desburocratização pode ser vista no projeto “Alvará Fácil”, elaborado pela Secretaria Municipal de Fazenda. O objetivo é agilizar a emissão de alvarás em um prazo de 30 dias. Porém, é necessário obedecer a alguns procedimentos para formalizar a empresa, como acessar o site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br) e consulta prévia de toda a documentação necessária.
Dados levantados pela Secretaria de Fazenda apontam que, em pouco mais de um mês de funcionamento, o Alvará Fácil teve 835 consultas, sendo que 320 fizeram requerimento do alvará e passaram pela primeira fase do projeto. O próximo passo é contabilizar o número de pessoas que solicitaram o alvará definitivo, resultado que deve ser divulgado em janeiro.




