Exposição retrata Folia de Reis em Londrina
20 fotografias foram captadas durante um encontro em 2010; cortejo ganha a região central na próxima quinta-feira
O Museu de Arte de Londrina recebe nesta quinta-feira (7), a partir das 17h, uma exposição com 20 fotografias captadas durante o Encontro de Bandeiras de Folia de Reis, realizada em janeiro do ano passado no Patrimônio Heimtal. As imagens retratam um pouco da festividade que ganhou vários adeptos desde a década de 80, época quando o movimento migrou de Minas Gerais para Londrina e sofreu algumas adaptações.
Francisco Muriel, um dos organizadores da exposição, relatou que a principal alteração ocorrida na festividade foi a transferência de local. Primeiramente ambientadas nos distritos rurais, a Folia de Reis ganhou o espaço urbano. “A essência da celebração foi adaptada para as ruas e avenidas de Londrina. A adesão foi tão grande que muitas companhias desenvolveram-se na cidade desde aquela época.”, disse.
Muriel observou que as fotografias fazem parte do projeto “Rosas da Folia”, vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL). As imagens, que também tiveram a colaboração da fotógrafa Aline Maria, trabalham em consonância com o texto do autor londrinense Francisco Garbosi. “Em 2010, focamos nosso esforço em compreender como a Folia de Reis se desenvolve na linguagem visual e escrita”, comentou.
De acordo com a diretora do Museu de Arte, Sandra Jóia, a exposição, aberta até o dia 14 de janeiro ao público, chama atenção para a importância do movimento. “Trata-se de uma oportunidade para que os londrinenses conheçam algo que se desenvolve há tempo na cidade”, argumentou.
Na quinta-feira (6), a Folia de Reis ganha a região central de Londrina, O cortejo começa no Museu de Arte e termina em uma missa na Catedral Metropolitana. A comemoração prossegue no Encontro de Bandeiras 2011, que acontece na Capela Espírito Santo, novamente no Patrimônio Heimtal.




